Administração Sólida e Comprometida – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
  • Texto Institucional

    A atuação da Minerva Foods está pautada nas melhores práticas de governança corporativa e gestão de riscos, sempre cumprindo requisitos legais e aderindo a padrões nacionais e internacionais, com transparência, integridade, equidade e responsabilidade corporativa.

Ética e Compliance

Nosso Programa de Integridade reforça o compromisso com a ética, transparência e integridade em todas as nossas operações. Respeitamos irrestritamente a saúde e segurança dos colaboradores, as leis e normas da sociedade e o bem-estar animal.

Esse compromisso se estende a toda a cadeia de valor – colaboradores próprios e terceiros, fornecedores, clientes e prestadores de serviços – e está formalizado no nosso Código de Ética, Código de Parceiros de Negócios e Políticas que regulam as atividades da Companhia.

Governança Corporativa

  •  A adesão a padrões nacionais e internacionais de governança corporativa está entre nossas premissas para com nossos acionistas, investidores e demais públicos de relacionamento. Na condição de companhia listada no Novo Mercado da bolsa de valores brasileira (B3), segmento mais exigente quanto às práticas de governança, seguimos as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e atuamos em linha com a Lei nº 6.404/76, além de adotar as recomendações do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

    Dentre as boas práticas de governança que desenvolvemos, estão:  

  • Presença de membros independentes no Conselho de Administração – ao menos 20%, conforme regras do Novo Mercado

    Políticas de Indicação de membros do Conselho de Administração, dos Comitês e da Diretoria Estatutária

    Segregação de funções entre os cargos de diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração

    Política de Avaliação de Desempenho voltada ao Conselho de Administração e à Diretoria Estatutária

    Regime de alçadas disposto em atribuições do Conselho de Administração e Diretores, registrado em regimentos internos dos organismos de governança.

  • Nossos processos decisórios têm como a mais elevada instância de governança o Conselho de Administração e a ele se somam os comitês de assessoramento, o Conselho Fiscal e as Diretorias-Executivas (estatutária e não estatutária).

Órgãos de Governança

Nossos processos decisórios têm como a mais elevada instância de governança o Conselho de Administração e a ele se somam os comitês de assessoramento, o Conselho Fiscal e as Diretorias-Executivas (estatutária e não estatutária).

Acesse a Página de RI

Gestão de Riscos

  • Gerenciamento de Riscos e Oportunidades é uma prática essencial para garantir a eficiência operacional, a saúde e segurança dos colaboradores, a conformidade socioambiental, a qualidade dos produtos e a resiliência do negócio. adotamos uma abordagem estruturada, voltada para a identificação, tratamento e monitoramento de riscos, conduzida com o envolvimento direto do Conselho de Administração, apoiado pelos Comitês de assessoramento, Diretoria e reas técnicas relacionadas.

    Política de Gerenciamento de Riscos  

    Download em PDF

Pilares de Impacto Orientadores do Nosso Gerenciamento de Risco

Pessoas

Pessoas

Direitos Humanos

Direitos Humanos

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

Economia Local

Economia Local

Riscos Financeiros

São os riscos relacionados ao nível de endividamento, à liquidez e ao acesso a crédito e financiamentos, impactando a solidez da estrutura de capital. Gerenciamos esses riscos através do controle do endividamento; ganhos de receitas com eficiência na alocação de capital; adoção de emissão de títulos e operações financeiras que garantam disponibilidade de recursos; análise de possibilidade de inadimplência; e definição, pelo Conselho de Administração, do nível de proteção (hedge) da dívida de longo prazo.

Riscos Operacionais

Abrangem controles relacionados à segurança, eficiência e resiliência das unidades industriais, considerando o equilíbrio entre produção, oferta e demanda. Para gerenciá-los adotamos o Beef Desk, onde um grupo multidisciplinar se reúne para avaliar as forças de mercado, reflexos nas curvas de preços de insumos e produtos e mudanças em commodities sob coordenação da equipe de Inteligência de Mercado. Além disso, no âmbito da gestão de riscos, estão as choice meetings, reuniões semanais para decisões de alocação e desmonte de matéria-prima.

Riscos de Mercado

Estão ligados à concentração de mercado, à mudança do perfil dos clientes globais e à necessidade de alterações relevantes no portfólio e nos processos produtivos da Companhia. Por meio da diversidade geográfica e do cuidado com o atendimento das necessidades dos mercados, buscamos reduzir a exposição e garantir previsibilidade na geração de caixa, bem como explorar novas oportunidades de crescimento por meio das ações da área de Inovação.

Socioambientais

Riscos associados ao não cumprimento de normas e leis socioambientais, podendo gerar multas, sanções e penalizações, bem como fatores associados ao não atendimento da legislação trabalhista nas operações próprias e na cadeia de valor, com impacto sobre os negócios e em nossa imagem e reputação. Para mitigá-los, temos realizado investimentos em melhorias nos controles ambientais, fundiários e trabalhistas de nossos fornecedores; no desenvolvimento de tecnologias próprias para monitorar a eficiência e conformidade ambiental das unidades industriais; em controles de saúde, segurança e condições de bem-estar dos colaboradores; e no desenvolvimento de programas de apoio às comunidades.

Mudanças climáticas

São os riscos atrelados a eventos e condições climáticas adversas e/ou extremas que podem afetar os ciclos de commodities, os custos de produção, a integridade dos ativos rurais e industriais e a nossa cadeia produtiva, bem como a disponibilidade de gado e proteína animal. Escassez de água, mudanças nos padrões de chuvas, variações de temperaturas, enchentes, desmatamento, queimadas e emissões de gases do efeito estufa estão entre os fatores que podem produzir implicações financeiras para a Minerva Foods.

Para gerenciar, em nossas operações monitoramos as emissões de gases do efeito estufa através de inventário anual que segue a metodologia GHG Protocol. Com base no perfil de emissões são definidas ações de mitigação e melhoria de sistemas e processos. Para monitoramento de nossa cadeia de fornecimento, possuímos sistema geoespacial para verificação da ocorrência de desmatamento, invasão a terras indígenas e áreas de proteção ambiental. Implementamos, em ação pioneira no setor, uma ferramenta de monitoramento de fornecedores indiretos e desenvolvemos um aplicativo que disponibiliza essa mesma tecnologia para uso de nossos fornecedores. Ademais, criamos o programa Renove, para atuação colaborativa com a cadeia de fornecimento, na mensuração do balanço de carbono nas propriedades.

Confira mais informações sobre nossas ações de combate as mudanças climáticas.

Dedicação ao Planeta
Mudanças Climáticas

Informações de desempenho

Os resultados financeiros e operacionais da empresa podem ser consultados no Portal de Relações com Investidores (RI), onde disponibilizamos releases trimestrais, demonstrações financeiras, apresentações institucionais e outros documentos. Acesse o Portal de RI para acompanhar nosso desempenho.

Acesse a Página de RI
Minerva Foods Reunião

Fale Conosco

Quer saber mais sobre os produtos Minerva Foods? Entre em contato conosco através dos nossos telefones ou envie uma mensagem.

 

Entre em contato