Notícias

Com uma área de pastagem de 180 milhões de hectares (LAPIG³) e um rebanho de 214,8 milhões de cabeças (IBGE), o país abateu 40,7 milhões de cabeças de gado (USDA²), produzindo, assim,10,2 m

Em animais confinados, o estresse térmico ocorre em vários graus e é comum em diferentes regiões produtoras de carne bovina no mundo, como Estados Unidos, Austrália e Brasil (Brown-Brandl, 2018).

Com a retomada do período das águas em setembro/outubro, o pecuarista precisa se atentar às questões relacionadas ao manejo das pastagens, para tirar o melhor proveito desse período de “safra do capim”.

Atualmente, estima-se que no Brasil cerca de 43 milhões de cabeças de bovinos são abatidas anualmente. Desmembrando esse número, temos aproximadamente 4,1 milhões de animais vindos de confinamentos, 2,9 milhões provenientes de semiconfinamentos e 760 mil de pastagens de inverno.

A produção do etanol de milho tornou-se uma alternativa interessante para suprir o mercado de combustíveis no período de entressafra de cana-de-açúcar, proporcionando aos produtores de milho a oportunidade de escoamento da produção o ano todo, permitindo, assim, a redução de custos fixos.

O pecuarista sabe bem que produzir carne bovina está cada vez mais caro, e, em ano de alta nos preços dos insumos, é importante ficar atento e de olho nas estratégias que podem amenizar o aumento dos custos de produção.