22 de Agosto de 2018

Dicas para um churrasco de cordeiro incrível

949

Tudo o que você precisa saber para assar cordeiro.

O cordeiro é uma carne macia e saborosa, pois é o carneiro jovem. A sua procura tem sido cada vez maior, por isso, queremos te dar algumas dicas para que o seu churrasco com carne de cordeiro fique sempre incrível.

Quanto tempo o cordeiro deve assar?

A carne de cordeiro é mais delicada que a de gado bovino, por isso, o ideal é ser assada em temperaturas brandas, sobre brasa sem chamas e por um período maior que as outras carnes.

Assim, dependendo do corte escolhido, em geral, você deve assar o cordeiro de 2 a 3 horas, sempre prestando atenção à temperatura da brasa e se a carne não está ficando seca - regue com um molho de marinada para ela não secar.

Qual o ponto ideal para a carne de cordeiro?

O ponto ideal da carne de gado bovino varia para cada pessoa - algumas gostam da carne malpassada, outras ao ponto e há quem goste bem passada.

Porém, para a carne de cordeiro, você deve procurar servir sempre ao ponto. É dessa forma que ela ficará suculenta, macia e mais saborosa.

Quais os cortes de cordeiro para o churrasco?

O cordeiro oferece menos cortes que o gado bovino, mas ainda há várias opções para você surpreender no churrasco. A paleta é um corte clássico da perna dianteira, sendo melhor aproveitada se assada em fogo brando e regada periodicamente com algum molho ou marinada.

A alcatra de cordeiro é macia e de sabor sutil e adocicado, sendo melhor preparada em fogo suave, no alto da churrasqueira, por cerca de 25 minutos. Veja como preparar a alcatra de cordeiro.

O pernil é a perna traseira do cordeiro, sendo gorduroso e muito saboroso. Por ser um corte grande, também precisa bastante tempo na grelha, em fogo brando e sem chamas, para que suas fibras fiquem amaciadas. Veja como fazer pernil de cordeiro assado e marinado.

A costela de cordeiro pode ser feita da mesma forma que a costela de gado bovino. Assim como os cortes anteriores, é melhor apreciada se assada lentamente e em fogo brando.

Já o carré, um corte muito apreciado na alta gastronomia, é exceção em relação ao preparo: por ter menor teor de gordura, deve ser feito em fogo alto, a uma distância de cerca de 30 cm do fogo. Vire na metade do tempo para deixá-lo bem dourado.

Quais são os melhores temperos para churrasco de cordeiro?

Assim como a carne bovina, você pode optar pelo simples e prático: tempere a carne de cordeiro apenas com sal grosso e leve à churrasqueira ou grelha.

Mas você pode acrescentar outros temperos sim! Marinadas são excelentes para os cortes grandes de cordeiro, pois deixam a carne mais macia, saborosa e podem ser usadas para regar enquanto assam, evitando que ela seque demais.

Pimenta, hortelã, alecrim e alho também são temperos interessantes para a carne de cordeiro. E para quem gosta de sabores agridoces, mel pode ser pincelado na carne antes de levá-la ao fogo.

Quer saber mais? Confira a nossa seção de churrasco e veja dicas e receitas maravilhosas!

Comentários