Central de indicadores - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.

Central de Indicadores

Central de indicadores (1)
Temos como preceito atuar com responsabilidade e transparência na divulgação de dados concretos sobre nossos compromissos, metas e práticas de gestão ligados a agenda de sustentabilidade. Disponibilizamos a Central de Indicadores para acompanhamento da nossa evolução ao longo dos anos e a seção de Perguntas Frequentes, onde foram elencadas as principais informações sobre os nossos pilares estratégicos.

Central de Indicadores

A Central de Indicadores apresenta os dados de sustentabilidade que monitoramos em série histórica de três anos (2020, 2021 e 2022), divididos em nove macrotemas. Os indicadores foram levantados com base nas metodologias da Global Reporting Iniciative (GRI), Sustainability Accounting Boarding (SASB) e Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e Compromisso com a Sustentabilidade da Minerva Foods.

 

*Indicadores relativos ao ano-base 2023 estão em fase de consolidação e auditoria por terceira parte e devem ser divulgados no Relatório de Sustentabilidade e na Central de Indicadores na segunda quinzena de maio, conforme calendário anual da Companhia.
Metodologias de reporte

 

Download dos indicadores 2022

Faça o download da base completa de indicadores disponibilizados na central em formato de planilha excel.

 

Baixe o arquivo
Download em Excel

Respostas CDP 2023

Visualize os formulários com nossas respostas relacionadas ao Carbon Disclosure Project (CDP):

 

Baixe os arquivos

Questionário de Mudanças Climáticas
Questionário de Florestas
Questionário de Segurança Hídrica

FEBRABAN – SARB 026/023

Perguntas Frequentes – Sustentabilidade

Nesta seção disponibilizamos informações frequentemente demandadas por nosso público de interesse em relação a nossa agenda de sustentabilidade. Caso não encontre a informação que busca, temos um canal para esclarecimento de dúvidas e indicação de sugestões através do e-mail: sustentabilidade@minervafoods.com.

Estudo de Mapeamento e Análise de Riscos e Oportunidades relacionadas ao Clima

Os resultados do estudo realizado entre 2022 e 2023 com auxilio de consultoria especialista com base na metodologia do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

Tabela de Riscos Fisicos

Tabela de Riscos de Transição

Tabelas de Oportunidades

A Minerva Foods, reconhecendo que a sustentabilidade dos seus negócios depende da manutenção dos ecossistemas que suportam a produção agropecuária, anunciou publicamente seu compromisso com a agenda em abril de 2021.

Mais informações podem ser acessadas na seção ‘Compromisso com a Sustentabilidade’.

O objetivo central do compromisso com a sustentabilidade é direcionar a transição da Minerva Foods para a economia de baixo carbono, tornando-a uma empresa carbono neutro (emissões líquidas zero) até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris. Para isso, a Companhia irá trabalhar em três grandes eixos:

1. Ecoeficiência nas operações controladas:

 1.1 Em relação à 2020, reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (tCO₂e/TPA) em 30%, considerando os escopos 1 e 2, até 2030;

1.2 Investir em tecnologias que aumentem a eficiência nas Estações de Tratamento de Efluentes das plantas industriais enquanto reduzem emissões de gases de efeito estufa no processo; e

1.3 Manter as emissões líquidas zeradas, considerando a abordagem de mercado para o escopo 2, por meio do investimento e incentivo à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Desde 2020 a Companhia rastreia a geração da energia elétrica consumida em suas operações por meio de Certificados de Energia Renovável (I-RECs)

2. Combate ao desmatamento ilegal na cadeia de valor:

2.1 Manter o geomonitoramento para todas as fazendas fornecedoras diretas no Brasil;

2.2 Ampliar a cobertura do sistema de geomonitoramento para todas as fazendas fornecedoras diretas na América do Sul até 2030;

2.2.1 100% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas no Paraguai até dezembro de 2021;

2.2.2 100% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas na Colômbia até dezembro de 2023;

2.2.3 100% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas no Uruguai até dezembro de 2025;

2.2.4 100% das fazendas fornecedoras diretas monitoradas na Argentina até dezembro de 2030.

2.3 Desenvolver e implementar um programa para monitoramento das fazendas fornecedoras indiretas na América do Sul até 2030;

2.3.1 Integrar a ferramenta Visipec® ao sistema de geomonitoramento da Minerva Foods no bioma Amazônia até dezembro de 2021;

2.3.2 Transferir a tecnologia de geomonitoramento utilizada pela Minerva Foods para produtores rurais por meio de aplicativo(s) para smartphones, em parceria com a empresa Niceplanet Geotecnologia, até dezembro de 2021 no Brasil (SMGeo Prospec®) e até 2030 para demais países com operações.

3. Desenvolvimento do programa Renove em fazendas parceiras:

3.1 A partir de 2030, adquirir no mínimo 50% dos animais de fazendas fornecedoras participantes do programa Renove;

3.2 Aplicar metodologias internacionalmente reconhecidas e com rigor científico para mensurar a pegada de carbono de fazendas, dentro de um sistema monitorado, relatado e verificado, e apoiar a implementação de práticas de baixa emissão de carbono;

3.3 Apoiar a restauração da vegetação nativa alinhada à Década de Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas, proporcionando co benefícios para a biodiversidade.

Mais informações podem ser acessadas na seção ‘Compromisso com a Sustentabilidade’.

A Minerva Foods está em constante evolução em sua agenda ESG e avalia incorporar objetivos e metas para as frentes social e governança corporativa nos próximos anos.

Nossas atuais iniciativas sobre ambas as frentes podem ser acessadas em nosso portal de sustentabilidade nas seções Prosperidade da Nossa Gente e ‘Administração Sólida e Comprometida’ e no ‘Relatório de Sustentabilidade’.

Perguntas frequentes – Temas gerais

Agradecemos o seu interesse em nossos produtos. Vendemos apenas para CNPJ do setor alimentício. Neste caso, você precisa comprar diretamente de nossos clientes.

Você pode solicitar informações e disponibilidade para sua região através do nosso e-commerce MeuMinerva (https://meuminerva.com), entrando em contato com nosso SAC, através do número 0800 404 3000.

Temos certificações halal em várias de nossas unidades produtivas. Você pode verificar mais informações aqui: https://minervafoods.com/qualidade-do-produto/#certificacoes

Para adquirir nossos produtos fora do Brasil, verifique a disponibilidade para sua região através do nosso SAC 0800 404 3000 ou pelo nosso formulário de Fale Conosco: https://minervafoods.com/fale-conosco/.

Para adquirir nossos produtos fora do Brasil, verifique a disponibilidade para sua região através do nosso SAC 0800 404 3000 ou pelo nosso formulário de Fale Conosco: https://minervafoods.com/fale-conosco/.

Os preços são negociados diretamente com a equipe comercial. Você pode solicitar informações e disponibilidade para sua região através do SAC, 0800 404 3000 ou acessando: https://minervafoods.com/fale-conosco/.

Nossas marcas são: Pul, que possui variedade de produtos de alta qualidade, pensados para o dia a dia, atendendo aos padrões dos principais mercados mundiais. Estância 92, que possui cortes provenientes de novilhos (gado jovem), garantindo maciez e sabor inigualáveis que transformam qualquer refeição em uma experiência nova e única. Cabaña las Lilas, que é conhecida por seus cortes premium de qualidade, com excelente acabamento de gordura e marmoreio.

A linha Estância 92 não tem raça específica, o diferencial dela é ser proveniente de gado jovem, o que garante maciez e suculência à carne. Saiba mais sobre os produtos, acessando: https://minervafoods.com/produto/estancia-92/

Conteúdos Relacionados

Dedicação ao
Planeta

Dedicação-ao-Planeta

Prosperidade da
Nossa Gente

Qualidade do Produto e
Respeito com a Vida

Qualidade-do-Produto-e-Respeito-com-a-Vida