05. Quais as ferramentas e protocolos em uso pela Minerva Foods para rastrear e monitorar fornecedores indiretos de gado? – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
05. Quais as ferramentas e protocolos em uso pela Minerva Foods para rastrear e monitorar fornecedores indiretos de gado?

05. Quais as ferramentas e protocolos em uso pela Minerva Foods para rastrear e monitorar fornecedores indiretos de gado?

20/03/2025

Compartilhar em:

Dentre as ferramentas utilizadas estão o SMGeo Prospec e Visipec. O aplicativo SMGeo Prospec®, criado pela Companhia em parceria com a Niceplanet Geotecnologia, permite aos produtores monitorar seus próprios fornecedores, com análises socioambientais que utilizam a mesma tecnologia de geomonitoramento utilizada pela Companhia. A ferramenta Visipec, desenvolvida pela National Wildlife Federation (NWF) e o Gibbs – Land-Use and Environment Lab da Wisconsin Madison University, avalia riscos na Amazônia ao cruzar dados do Cadastro Ambiental Rurual (CAR) com bases públicas, rastreando a movimentação de gado.

Além disso, a Companhia implementou diferentes protocolos que garantem a rastreabilidade e o monitoramento socioambiental dos animais, incluindo um protocolo focado em animais identificados individualmente.  O protocolo de rastreabilidade individual considera que cada bovino é rastreado a partir da numeração oficial SISBOV. O processo de verificação é realizado por empresas certificadoras credenciadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que emitem um certificado de garantia de rastreabilidade e conformidade socioambiental. Em 2023, esse protocolo permitiu o embarque do primeiro couro 100% rastreável no Brasil, certificado pela SBCert, consolidando a liderança da Minerva Foods no setor.