Bem-estar animal: Minerva Foods promove novo ciclo de treinamentos aos pecuaristas - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Bem-estar animal: Minerva Foods promove novo ciclo de treinamentos aos pecuaristas

Bem-estar animal: Minerva Foods promove novo ciclo de treinamentos aos pecuaristas

19/01/2023

Compartilhar em:

Bem-estar animal: Minerva Foods promove novo ciclo de treinamentos aos pecuaristas

A iniciativa da empresa visa engajar a cadeia em uma produção cada vez mais sustentável e apoiada nas melhores práticas de manejo

A Minerva Foods iniciou nessa semana um novo ciclo de treinamentos de Bem-Estar Animal para pecuaristas de diferentes regiões do Brasil.

Criado em 2021, em parceria com a BEA Consultoria, o ciclo de treinamentos tem como objetivo instruir os participantes a respeito da importância de estarem alinhados aos cinco domínios do bem-estar animal, apresentando os impactos positivos que as boas práticas proporcionam aos bovinos e, consequentemente, ao produto final.

Os treinamentos são focados em temas como comportamento, manejo racional, manejo pré-abate, boas práticas de vacinação, uso de bandeira como instrumento de trabalho, além de outras atividades e processos de rotina.

A primeira edição teve boa adesão, contando com a participação de 421 pessoas, entre pecuaristas e seus colaboradores, e mais de 200 horas de treinamentos teóricos e práticos, aplicados por uma equipe especializada.

Entre os resultados positivos das boas práticas adotadas, 40% dos pecuaristas que receberam treinamento relataram melhoria significativa no percentual de contusões nas carcaças.

Para os participantes, algumas das informações apresentadas foram vistas pela primeira vez, mas serviram para melhorar a qualidade das relações no campo, para as pessoas e animais.

“Nós aprendemos a trabalhar de forma mais organizada no dia a dia, principalmente no tratamento com o gado, evitando gerar stress para eles e para a gente. O apoio da equipe foi essencial para nos orientar na maneira correta de execução das tarefas”, comentou o colaborador Diego da Fazenda Pau D’Alho em Ibitiúva, distrito de Pitangueiras (SP).

Entendendo a importância de manter esse contato próximo e dar todo suporte na implementação dos conhecimentos adquiridos, após os treinamentos, os especialistas de Bem-Estar Animal das unidades fabris e a equipe de Compra de Gado mantêm um canal aberto para apoiar os pecuaristas no acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e monitoramento de indicadores de cada fazenda.

Em vista dos bons resultados obtidos, a iniciativa segue agora para uma nova rodada de treinamentos, com intuito de fortalecer o relacionamento com os produtores e agregar cada vez mais valor à cadeia de produção.

“Ao promovermos os treinamentos, buscamos elevar o patamar de qualidade e eficiência produtiva na pecuária brasileira. O Bem-Estar animal é um tema que impacta diretamente no resultado e nas características do produto. Então, se o pecuarista não está atento às melhores práticas, tendências e técnicas, ele está perdendo também oportunidades de negócio”, comenta Fabiano Tito Rosa, Diretor de Originação e Eficiência da Minerva Foods.

A iniciativa faz parte do programa Laço de Confiança, criado pela Minerva Foods para promover o relacionamento ético e transparente com os pecuaristas, por meio do compartilhamento de conhecimentos técnicos relacionados à qualidade, produção e ao aprimoramento da pecuária sustentável.

Fonte: Portal DBO