Evento do LIDE reforça aliança comercial entre Brasil e Emirados Árabes - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Evento do LIDE reforça aliança comercial entre Brasil e Emirados Árabes

Evento do LIDE reforça aliança comercial entre Brasil e Emirados Árabes

12/03/2024

Compartilhar em:

Evento do LIDE reforça aliança comercial entre Brasil e Emirados Árabes

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais realizou, na última semana, o Brazil Saudi Arabia Conference, em Riyadh, na Arábia Saudita. Entre os macrotemas que pautaram os debates estavam a Agroindústria, Defesa e Aviação, Logística e Energia, Mineração, Real Estate e Saúde. Presidente do LIDE no Rio Grande do Norte, o jornalista e empresário, Jean Valério, integrou a comitiva formada por empresários e autoridades dos dois países.

Durante a conferência, o secretário-adjunto do Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Juma Al Kait, afirmou que “a aliança entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos está entrando em uma nova fase animadora”, referindo-se ao ingresso do país no BRICs e ao convite brasileiro em participar do G20.

O evento, realizado pelo LIDE, reúne empresários e autoridades dos dois países. “Podemos explorar mais possibilidades para essa parceria mútua de nossas economias. Isso mostra grande oportunidade para o setor privado. O Brasil é um hub estratégico e um ponto de acesso para a América do Sul. Acreditamos que podemos apoiar mais formas de comércio entre nós”.

Ainda em seu discurso, Juma salientou as ações do Mercosul. “Acreditamos que as ações do Mercosul são parcerias naturais para reduzir as barreiras e atrair novas oportunidades para o setor privado, a fim de entregar um crescimento sustentável”, complementou.

Para Saleh Lootah, presidente da UAE Food and Beverage, o potencial do Brasil está na capacidade de produção alimentícia e no seu papel de auxiliar na resolução dos desafios da segurança alimentar da região do Golfo, uma vez que o país tem os elementos necessários para esse protagonismo. “O Brasil tem o papel de ajudar o mundo a lutar contra os desafios de segurança alimentar, e gostaria de ver uma abordagem mais agressiva com parceiros. A segurança alimentar é um problema para nós nos Emirados. Quando fomos atingidos pela pandemia, foi um desafio, pois parte da região importa alimentos. Isso mostra como temos a necessidade de encontrar soluções para esse problema”, explicou.

O papel do agronegócio brasileiro no processo do desafio de segurança alimentar foi apontado pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que enfatizou a evolução brasileira em uma tecnologia tropical sustentável. “O Brasil, nos anos 70, importava 30% dos alimentos que consumia, e hoje, exportamos para 200 países, alimentando mais de 800 milhões de pessoas em todo o planeta. Isso deve-se, basicamente, a tecnologia”, afirmou.

Martin Di Giacomo, COO da Minerva Foods, ressaltou, que apesar do país ser o número um em exportações de carne do mundo, é preciso olhar para os problemas e resolvê-los. “A logística é um problema. Temos mais de 40 dias de trânsito entre o Brasil e os Emirados Árabes, enquanto outros países competidores chegam em duas semanas”, alertou.

Presente ao encontro, o presidente do LIDE RN, Jean Valério, ressaltou a importância de discutir a economia e a relação entre os dois países. “Foi uma semana intensa de convivência, troca de informações, compreensão de cenários e interesses econômicos dos dois países. O LIDE Emirates se consolida como o hub de negócios do Brasil nos Emirados Árabes, sediado em Dubai. Empresários e investidores árabes demonstraram muita disposição em ampliar mercado e parceria com o Brasil. O nosso LIDE está à disposição dos associados para debater oportunidades. E ser ponte para novos negócios”, pontua o empresário, que também participou do “Brazil Emirates Conference”, realizado em Dubai, entre os dias 7 e 8..

Novo momento para negócios entre Brasil e Emirados

Para o chairman do LIDE Emirados, Mohamed Al Rais, a aliança entre Brasil e Emirados sempre foi de muito respeito. “Nós estamos aqui como arquitetos do futuro, desenhando uma nova era de parceria e prosperidade. O setor produtivo de ambos os países está trabalhando para desenvolver cooperação sustentável diariamente”.

O presidente do LIDE Emirados, Rodrigo Paiva, considerou que o primeiro grande evento do LIDE em Dubai marca um novo momento entre a relação empresarial de ambos países. “Nós temos maneiras similares de fazer negócio. Então, vamos usar as oportunidades e dialogar para que seja benéfico para os dois países”.

Após o primeiro período de debates do Brazil Emirates Conference, foi assinado um memorando de entendimento (MOU) a fim de unir esforços para impulsionar o desenvolvimento de investimentos nos dois países.
Fonte: Novo Notícias.