A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, recebeu o selo eureciclo, que contempla as empresas que promovem a logística reversa de suas embalagens, por meio da reciclagem de resíduos equivalentes. A Companhia é a primeira empresa do setor de carnes a receber a certificação para todas as suas linhas comercializadas no mercado nacional.
A conquista evidencia o trabalho da Minerva Foods com foco na compensação ambiental e mostra que a empresa destina recursos para cooperativas e operadores de reciclagem, retirando os insumos utilizados para produção de embalagens, como plástico e papel, do meio ambiente. Com a nova certificação, os produtos de todas as linhas da Minerva Foods comercializados no mercado nacional exibirão o novo selo em suas respectivas embalagens.
Mais do que um selo, a eureciclo é uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados, para certificar as empresas que destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas e operadores de reciclagem. Anualmente, a Minerva Foods destina aproximadamente 1.500 toneladas de embalagens pós-consumo para estes agentes da reciclagem.
O novo selo atesta ainda o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a destinação correta de pelo menos 22% da massa de resíduos inserida no mercado por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Nos últimos anos, a empresa já compensou mais de 3.580 toneladas de embalagens pós-consumo.
“A prática de logística reversa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, contribuindo com a conservação do planeta. Dessa forma, temos promovido proativamente, a retirada de materiais utilizados nas embalagens de nossos produtos a nível nacional. A conquista reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia de valor da produção de alimentos”, destaca Silvio Shinji Irizawa, Diretor Industrial da Minerva Foods.
“Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, a Minerva ajuda a incentivar a cadeia e os profissionais de reciclagem, pois remunera diretamente as cooperativas e os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental. É um modelo que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza e a elevar as taxas de reciclagem brasileiras, o que é cada vez mais importante para o futuro do planeta”, explica Marcos Matos, diretor de Marketing e Vendas da eureciclo.
Fonte: Feed&Food