PEC – Programa de Eficiência de Carcaça
No Brasil, cerca de 1,3 milhão de pecuaristas acordam cedo todos os dias, para comandar nada mais nada menos do que o maior rebanho comercial do mundo!
Composto por aproximadamente 220 milhões de bovinos, o rebanho brasileiro produz, anualmente, 9,5 milhões de toneladas de carne, e desse total, 1,5 milhão de toneladas são destinadas à exportação partindo daqui, para alimentar pessoas nos 4 cantos do mundo.
Os números são mesmo impressionantes, porém, dentro desse universo de seis casas decimais, existem ainda muitas possibilidades de crescimento em termos de produtividade, eficiência e boas práticas, em todas as fases da produção: seja na cria, na recria ou na terminação.
O perfil do consumidor nacional vem mudando no decorrer dos anos, tornando o papel desse consumidor cada vez mais decisivo nas questões que envolvem segurança e controle na produção dos alimentos (para a saúde e para o meio ambiente), na certificação, procedência e garantia, entre outras mais.
Dessa forma, questões relacionadas à qualidade, considerando diferentes aspectos, ganham cada vez mais importância e este comportamento vem abrindo espaço para pecuaristas especializados, que têm como objetivo a produção e comercialização das chamadas carnes especiais.
Trabalhando junto ao pecuarista interessado em atender as expectativas do exigente mercado de carnes de qualidade superior, se ajustando às necessidades da indústria frigorífica e com o objetivo de satisfazer as crescentes exigências destes novos consumidores, o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) busca identificar os melhores perfis de carcaça, para destinação aos principais mercados internos e externos, reconhecendo e incentivando as melhores práticas de produção.
O Programa, é uma iniciativa criada pela Minerva Foods, em parceria com a Phibro Animal Health e Biogéneis Bagó, que tem como objetivo contribuir para que a pecuária brasileira alcance um novo patamar de eficiência, por meio da disseminação de boas práticas, integração dos vários elos da cadeia produtiva, – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa – e apoio aos pecuaristas para produzir mais e melhor.
O objetivo principal do PEC é produzir, hoje, o boi do amanhã, tendo como principais requisitos:
- a constância de oferta;
- precocidade do animal;
- excelente acabamento de gordura;
- carcaça uniforme;
- bom peso ao abate;
- padronização;
- pH da carne.
O ingresso no programa é aberto aos parceiros da Minerva Foods, que abatem nas cidades de Araguaína/TO, José Bonifácio/SP, Mirassol D’Oeste/MT e Palmeiras de Goiás/GO. O período de avaliação das carcaças será de março a agosto de 2020.
Informe-se e faça sua inscrição!