Grau de dificuldade
Fácil
A picanha pode ser uma estrela, mas ela não é obrigatória para um churrasco de sucesso. Existem cortes que podem ser tão gostosos quanto ela se bem preparos e possuem um custo menor, vamos ver alguns deles?
1. Contrafilé
Não há elogios suficientes ao contrafilé que façam justiça. Essa carne tem um ótimo custo-benefício, pois é muito saborosa e suculenta, sendo ideal para churrascos. Não é por acaso que nossos irmãos uruguaios e argentinos sejam tão fãs desse corte.
O contrafilé pode ser feito em bifes ou a peça inteira, mas sempre deve ser servido mal passado ou ao ponto para não ficar seco. Veja aqui algumas receitas de contrafilé:
Como fazer contrafilé na cerveja
Contrafilé marinado e grelhado na brasa
Como fazer contrafilé no grill
2. Maminha
A maminha é uma carne com um gosto mais suave e que já entrou para o churrasco de muita gente por ser mais acessível. Ela é uma ótima opção para churrascos com muitas pessoas e deve ser servida ao ponto. Veja algumas receitas:
Como fazer maminha com cerveja no grill
Como fazer churrasco de maminha com alho na manteiga
Churrasco de maminha tradicional ou recheada com bacon
3. Coxão mole
Raramente alguém pensa no coxão mole como um corte para o churrasco. Picanha, alcatra, maminha e costela são apenas alguns dos cortes que a maioria dos churrasqueiros e churrasqueiras levaria ao fogo primeiro.
Porém, o coxão mole pode ser uma excelente alternativa para o seu churrasco, pois rende grandes bifes que serão muito apreciados grelhados pela sua maciez e suculência.