As temperaturas podem estar caindo, mas não há motivo algum para você deixar de fazer um belo churrasco com amigos e familiares!
Porém, é claro que fazer um churrasco no inverno é diferente de um churrasco no verão. Por isso, confira essas dicas para acertar no seu churrasco no verão:
1. Cuidado com a temperatura da churrasqueira ou grelha
Com as temperaturas mais baixas, é normal que a churrasqueira esfrie mais rápido que no verão. Dessa forma, ao fazer o fogo, tenha lenha ou carvão extra para garantir que o fogo não fique muito fraco ou até mesmo acabe antes de toda carne estiver assada.
Fique de olho no fogo e nas brasas para garantir que esteja na temperatura ideal para o seu churrasco. Para isso, além de observar, você pode usar a sua mão para sentir a temperatura do fogo – caso esteja muito fraco, coloque um pouco mais da lenha ou carvão extra.
2. Evite cortes grandes e grossos demais
Agora que você sabe que o fogo esfria mais rápido no inverno do que no verão, além da lenha ou carvão extra, você pode se preparar para o churrasco no inverno escolhendo cortes mais rápidos de assar. Contrafilé, picanha, vazio ou fraldinha, por exemplo, são ótimas escolhas.
Caso tenha cortes muito grandes, o ideal é fatiar em carnes em bifes ou pedaços menores para que assem mais rápido.
3. Esquente a gamela ou recipiente que receberá a carne assada
Após tirar a carne do fogo, ela irá esfriar rapidamente, então o melhor é consumi-la imediatamente. Porém, um churrasco pode ser uma reunião confusa, com muitas pessoas conversando e bebendo enquanto apenas alguns partem diretamente para a carne.
Logo, para garantir que a carne fique quente por mais tempo, você pode esquentar a gamela ou o recipiente que receberá a carne após ela estiver assada. Se precisar, deixe alguns minutos no forno do fogão ou simplesmente deixe em frente ao fogo por alguns minutos, já será suficiente.