Nada melhor que o sagrado churrasco para animar as festas com a família e os amigos, não é mesmo? Inclusive, a carne assada faz parte da tradição brasileira, criando, na nossa cultura, o hábito de reunir pessoas em momentos de lazer, especialmente no verão.
Além disso, essa maravilha gastronômica propicia uma farta e saborosa refeição. Clique aqui e aprenda a escolher as melhores carnes para o seu churrasco! A associação de que o consumo de carne vermelha pode fazer mal à saúde está relacionada ao consumo exagerado do alimento.
A boa notícia para os amantes do churrasco é que essa refeição, quando consumida de forma moderada, pode ser um excelente aliado da boa saúde! Basta incluí-lo no cardápio da dieta de forma inteligente, evitando excessos.
Porém, você sabe como tornar essa refeição mais saudável? A nutricionista Erica Kowarick ressalta que o protagonista do churrasco é a carne vermelha, mas também vale incluir outros alimentos para ter uma refeição completa e mais equilibrada.
Confira cinco dicas simples e práticas selecionadas pela nutricionista:
Aposte em temperos naturais
Quer sentir o verdadeiro sabor dos alimentos? Então troque os temperos prontos e industrializados pelos temperos naturais. Apesar da praticidade, o tablete de carne pronto é rico em sódio e não contribui em nada para a sua saúde. E o pior: não valoriza o sabor de uma boa carne assada!
Opte por temperos naturais, secos, desidratados ou então in natura. Vale tudo, desde que seja natural! Sal, alho, cebola e pimenta costumam ser os temperos preferidos, mas é possível ainda ir além.
Chimichurri, cominho e gengibre fresco ralado são algumas opções que combinam com churrasco e acentuam o sabor da carne bovina.
Faça espetinhos de carne com legumes
Essa é uma opção prática, saborosa e divertida para o churrasco com a família e amigos! Corte a carne em cubinhos e intercale com os legumes de sua preferência para trazer mais leveza e um toque adocicado ao prato. Você pode escolher tomate, pimentão, cebola e até mesmo brócolis.
Clique aqui e aprenda a fazer uma deliciosa receita de espetinhos de carne com legumes.
Tenha como acompanhamento do churrasco uma boa salada
Outro acompanhamento ideal para um churrasco saudável são as saladas. Versáteis, elas agradam a todos os públicos e podem ser servidas tanto no churrasco tradicional quanto no churrasco vegano! O importante é usar a criatividade e criar opções diferentes.
Portanto, combine folhas, grãos, raízes, legumes, frutas, proteínas e outros ingredientes que desejar. Para consumir com carnes vermelhas, o ideal é um mix de folhas e legumes frescos.
Clique aqui e aprenda a fazer uma deliciosa receita de salada Caesar.
Além das carnes, legumes e verduras, faça frutas na grelha!
As frutas grelhadas são uma excelente opção de sobremesa prática para finalizar um churrasco saudável. Atente-se ao tempo de cada alimento na grelha, que deve levar apenas alguns minutos.
O abacaxi com canela é uma delícia e traz um ótimo contraste com os sabores das carnes. Por ser uma fruta cítrica, tende a se tornar mais adocicada quando assada. A dica é manter a fatia de abacaxi por cerca de 6 minutos na grelha, sendo 3 minutos de cada lado.
Não esqueça de se hidratar
Pode parecer um pouco óbvio, mas é sempre bom lembrar: garanta água gelada e filtrada suficiente para o seu churrasco saudável. Vale água mineral, com gás e até aromatizada com algumas rodelas de frutas.
A hidratação é um fator muito importante, principalmente nos dias quentes. Especialmente quando houver o consumo de bebidas alcoólicas, é necessário que as pessoas bebam mais água para não passar mal.
Gostou das nossas dicas? O melhor de tudo é que você não precisa abrir mão do tradicional churrasco de domingo para ter uma alimentação saudável. Basta apenas equilibrar a carne vermelha na sua dieta com outros alimentos ricos em nutrientes e fibras!
Assista ao vídeo completo com a nutricionista Erica Kowarick no nosso canal do YouTube: