A importância do consumo de vitamina A na gestação e lactação – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
A importância do consumo de vitamina A na gestação e lactação

A importância do consumo de vitamina A na gestação e lactação

24/07/2024

Compartilhar em:

A importância do consumo de vitamina A na gestação e lactação

 Durante os períodos de gestação e lactação, a alimentação saudável é ainda mais essencial, pois as necessidades de vitaminas e minerais aumentam de forma significativa. Uma das mais importantes é a vitamina A, que se destaca por seus múltiplos benefícios para gestantes e lactantes e para o próprio bebê. Saiba mais nesse artigo!

Qual é a função da vitamina A na gestação e na amamentação?

A vitamina A é essencial para o desenvolvimento do feto e do bebê. Além disso, a partir do terceiro trimestre de gestação, ela desempenha um papel importante para a maturação pulmonar do feto. Mais especificamente, essa vitamina é fundamental para o crescimento e a diferenciação das células.

Além disso, ela tem uma ação importante no fortalecimento do sistema imunológico, é essencial para a visão e reduz o envelhecimento celular.

Segundo um estudo alemão, o seu papel é tão importante que as necessidades de vitamina A aumentam em 40% na gestação e em até 90% na lactação.

Fontes de vitamina A: saiba como ter uma alimentação saudável na gravidez e amamentação

A vitamina A se solubiliza em gordura e necessita de gordura para ser absorvida, pois é lipossolúvel. Ela pode ser obtida através do consumo de alimentos de origem animal e também em alimentos de origem vegetal.

Existem duas formas para obter a vitamina A na sua dieta:

  • Vitamina A pré-formada ou retinol: provém de origem animal e está praticamente pronta para ser utilizada pelo organismo, aumentando assim a taxa de aproveitamento dessa vitamina.
  • Pró-vitamina A ou carotenoides: é de origem vegetal. Os carotenoides fornecem às frutas e legumes os tons amarelados, avermelhados e alaranjados. Além disso, o corpo os converte em vitamina A depois de consumidos, permitindo sua utilização.

O consumo de alimentos ricos em vitamina A é fundamental durante a gestação e lactação. Por isso, dê preferência a alimentos como fígado bovino e outras vísceras, gema de ovo, laticínios, além de legumes e frutas amarelos, alaranjados e avermelhados.

Considerações finais

Gestantes e lactantes precisam ter uma atenção especial quanto à ingestão de vitamina A. Em alguns casos, as pessoas podem precisar suplementar essa vitamina para atender às necessidades aumentadas durante a gestação e lactação. Por isso, converse com o seu médico sobre a necessidade de suplementação da vitamina A e invista em uma dieta com os alimentos citados acima. 

E não se esqueça de assistir ao vídeo especial que preparamos sobre a vitamina A:

Referência Bibliográfica: The importance of beta-carotene as a source of vitamin A with special regard to pregnant and breastfeeding women (DOI: 10.1007/s00394-007-1001-z)