Exploração da importância do ferro heme na saúde e bem-estar - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Exploração da importância do ferro heme na saúde e bem-estar

Exploração da importância do ferro heme na saúde e bem-estar

15/05/2024

Compartilhar em:

Exploração da importância do ferro heme na saúde e bem-estar

O ferro é um mineral de extrema importância para o nosso organismo. Sua principal função é o transporte de oxigênio dos pulmões para todo o corpo. Além disso, ele também atua nas células como uma substância vital para oxidar glicose, produzindo energia e favorecendo o com funcionamento dos músculos.

Existe dois tipos de ferro na natureza, o ferro heme e o ferro não heme. O ferro heme é derivado de hemácias e células musculares, portanto encontrado em alimentos de origem animal, como as carnes por exemplo que são fontes riquíssimas de ferro. Já o ferro não heme é encontrado em alimentos de origem vegetal.

Quando pensamos em absorção, o ferro heme apresenta um potencial absortivo superior ao ferro não heme, isso porque sua absorção é pouco afetada por outros fatores dietéticos, como a presença do mineral cálcio e independe da presença de facilitadores, como a vitamina c. Além disso, o ferro heme está ligado a uma molécula chamada heme, que facilita sua absorção no intestino delgado.

Texto por Erica de Queiroz Kowarick  | Nutricionista | CRN-3 45847