O cravo-da-índia é bem conhecido já, mas geralmente é usado em doces, especialmente aqueles feitos de frutas. Doces de banana e abóbora, por exemplo, sempre tem um gostinho de cravo.
Mas ele é usado ao redor de todo o mundo para temperar muito mais que doces. Você pode usar o cravo em conservas, para dar sabor a molhos – puro ou espetado em uma cebola com uma folha de louro – ou a legumes e verduras, para aromatizar queijos, cozinhar junto ao arroz, ou mesmo temperar carnes diversas.
Mas além do sabor que o cravo pode dar aos seus pratos, ele também possui muitos benefícios para a sua saúde. Afinal, não é por acaso que ele é utilizado de forma medicinal há milhares de anos.
1. O cravo melhora a circulação sanguínea
O óleo extraído do cravo ajuda a melhorar o fluxo da circulação sanguínea, o que traz benefícios para todo o organismo. Além disso, ao auxiliar a purificar o sangue, a sua pele fica mais nutrida e o seu sistema imunológico mais preparado.
2. O cravo é um analgésico e antisséptico natural
O eugenol é uma substância presente no cravo que age como antisséptico natural atuando na eliminação de marcas de acne, no equilíbrio da saúde da sua pele e evitando o surgimento de rugas. Um chá de cravo-da-índia também pode amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.
3. O cravo auxilia o sistema digestivo
O cravo aumenta a secreção de enzimas gastrointestinais, melhorando a sua digestão e aliviando problemas de indigestão, prisão de ventre, náuseas e mal-estar estomacal. Além disso, acelera o metabolismo, o que auxilia na queima rápida de gordura, isto é, é um emagrecedor natural.
4. O cravo é um antioxidante
O cravo é um excelente antioxidante combatendo os radicais livres e ajudando a evitar danos à pele. Ele tem enorme capacidade de liberar hidrogêneo e reduzir a peroxidação lipídica, que é simplesmente a quebra de gorduras poli-insaturadas que fazem mal ao nosso organismo.
5. O cravo é um antisséptico bucal
Substâncias do cravo já são utilizadas em diversas pastas de dente, pois ele combate bactérias na boca e estômago. Assim, o consumo do cravo pode ajudar na eliminação do mau hálito, contra cáries, e dores de dente e na gengiva.
6. O cravo ajuda a tireoide e a controlar o colesterol
O cravo auxilia quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e a prevenir disfunções como essas. Além disso, ele ajuda a controlar o colesterol ruim.
7. O cravo é um antiinflamatório
O eugenol do cravo-da-índia também possui propriedades anti-inflamatórias. Assim, consumir cravo pode auxiliar na redução dos sintomas de inflamações.
Assim, vemos que o cravo é uma especiaria poderosa no sabor e para a sua saúde. Porém, é importante saber que mulheres gestantes ou em fase de lactação, crianças menores de seis anos, e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurólogicas devem evitar o seu consumo.