Um dos segredos para preparar uma comida saborosa e saudável todos os dias é usar ervas frescas para temperar a comida. O problema, é claro, é que a nossa rotina não permite ir à feira ou ao mercado para comprar essas ervas todos os dias, além de estourar qualquer orçamento.
Assim, a solução é plantar você mesma as suas ervas em casa. Não precisa de muito espaço, não faz sujeira, decora a sua casa, tempera os seus pratos, e alivia o seu bolso!
E para começar, você só precisará do pedaço de uma erva já comprada. Veja a seguir.
1. Como plantar cebolinha em casa
Para plantar a cebolinha em casa, precisaremos de toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde, pouca coisa mesmo. Em um copo, coloque esses pedaços que você cortou, cubra a parte branca com água e deixe em local ensolarado por alguns dias.
Pronto! Agora você nunca mais precisará comprar cebolinha, pois sempre terá essa erva fresca à mão para usar na sua cozinha. O seu único trabalho será trocar a água do copo todos os dias.
Caso deseje, você poderá transferir essa cebolinha e plantá-la para iniciar uma horta.
2. Como sempre ter manjericão fresco
O manjericão dá sabor e aroma para muitos pratos, sendo essencial para o molho pesto, por exemplo. Para plantar o manjericão em casa, corte alguns pares de hastes de 10 a 15 cm, tire as folhas e as flores da parte inferior, e coloque em um copo de vidro com água até a metade das hastes.
O copo deve ficar em local ensolarado e ter a água trocada a cada dois dias até as raízes crescerem cerca de 2 cm, o que pode levar até duas semanas, quando a planta terá 8 ou 10 cm de altura e 6 folhas. Nesse momento, você deverá plantar o manjericão em um vaso médio/grande ou em uma floreira, pois ele precisa de espaço e sol.
Para transplantar o manjericão, arrume um vaso com cerca de 20 ou 30 cm de altura com terra adubada, seca, e não compactada. No vaso, faça um buraco e coloque a planta sem dobrar as suas raízes; depois junte terra até cobrir um pouco o caule e compacte levemente a terra apoiando as palmas das mãos no caule.
O manjericão deve ser regado frequentemente em toda a superfície da terra, mas em poucas quantidades para não encharcá-la. Quando crescer, você terá manjericão fresco por todo o verão até meados de outono.
3. Como ter hortelã fresca em casa
Para plantar hortelã em casa, você deverá fazer os mesmos procedimentos que fez com o manjericão. A diferença é que você deverá plantar em um vaso um pouco maior e com furos embaixo, pois a hortelã precisa de solo drenado e muita água.
Assim, após transplantar a hortelã para o vaso, procure manter a terra sempre úmida e mantenha a planta em um local onde ela não pegue o sol mais forte da tarde, pois irá secar e morrer.