18 de Julho de 2016

Como fazer alcatra na frigideira

Em: Receitas
1348

Receita de alcatra fácil e rápida de fazer.

A alcatra é um corte de carne muito macio e versátil, por isso, você a encontrará em churrascos, assados no forno, e receitas para o fogão. A alcatra dá ótimos bifes e iscas, sendo uma carne de fácil preparo.

Para essa receita de alcatra na frigideira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1kg de recorte de alcatra (aranha) como esse da nossa linha Dia a Dia
  • 2 dentes de alhos triturados ou picados finamente
  • 1 xícara de chá de caldo de carne
  • 1 cebola cortada em fatias bem finas
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto

O caldo de carne pode ser feito em casa, conforme já ensinamos neste outro post. Caso você não tenha como fazê-lo, você pode dissolver um cubo de caldo de carne em uma xícara de chá de água fervendo para essa receita.

O primeiro passo é triturar ou picar o mais finamente possível o alho. Com paciência, também fatie a cebola bem fina e pique a carne em tiras finas. 

Em uma vasilha, tempere as tiras de alcatra com o alho, o caldo de carne, sal a gosto e pimenta-do-reino preta moída a gosto. Use as mãos para esfregar bem todos os temperos.

Aqueça uma frigideira e adicione o azeite quando ela estiver bem quente. Imediatamente leve as tiras de alcatra para essa frigideira e frite rapidamente de todos os lados.

Quando estiver bem dourado, retire da frigideira antes que a carne perca muito suco e reserve. Na mesma frigideira, refogue as fatias de cebola até dourarem. 

Agora basta montar o prato com as cebolas sobre a alcatra e servir! Recomendamos batatas fritas como acompanhamento e para facilitar, você pode usar a nossa linha de batatas congeladas.

Comentários