30 de Outubro de 2020

Receita de filé mignon ao molho poivre

Um clássico da gastronomia francesa.

Um clássico da gastronomia francesa, este prato junta o sabor e a maciez do filé mignon com um molho de sabor marcante e apimentado. Criado entre o final do século 19 e o início do 20, este prato não sai de moda e diversas vezes é o queridinho para ocasiões especiais. 

De fácil preparo e sabor final intenso, este filé mignon ao molho poivre vai muito bem acompanhado de um arroz branco ou batatas fritas. 

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 2 porções

Grau de dificuldade: Fácil

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1kg de Filé mignon Estância 92
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva Alma Lusa
  • 3 colheres (sopa) de pimenta verde em grãos
  • ½  xícara (chá) de vinho branco seco
  • 2 colheres (sopa) de conhaque
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto

MODO DE PREPARO

Corte as pontas da peça de filé mignon Estância 92 para que todos os medalhões tenham um formato uniforme. Tempere com sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto.

Agora enrole a carne em plástico-filme, apertando bem, especialmente as pontas, e leve para descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Depois, corte o filé mignon em medalhões altos e reserve. 

Agora aqueça bem uma frigideira com um fio de azeite e doure os medalhões de filé mignon por todos os lados em fogo alto. Assim que estiverem bem dourados, transfira para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos.

Enquanto os filés são finalizados no forno, vamos preparar o nosso molho apimentado.

Na mesma frigideira utilizada para dourar a carne, coloque o vinho branco e leve para o fogo baixo para dissolver aqueles resíduos de filé que ficaram no fundo - isso dará muito mais sabor ao seu molho. Agora acrescente o conhaque, as pimentas verdes em grãos, e o creme de leite.

Misture bem e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos para reduzir e o molho encorpar. Com o molho pronto, retire os medalhões de filé do forno e sirva imediatamente - bom apetite! 

Comentários