Abiec e ApexBrasil divulgam ações de sustentabilidade e a carne bovina brasileira em Anuga – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Abiec e ApexBrasil divulgam ações de sustentabilidade e a carne bovina brasileira em Anuga

Abiec e ApexBrasil divulgam ações de sustentabilidade e a carne bovina brasileira em Anuga

06/10/2023

Compartilhar em:

Abiec e ApexBrasil divulgam ações de sustentabilidade e a carne bovina brasileira em Anuga

Em um dos eventos mais importantes do setor de alimentos no mundo, que tem como tema central desse ano o “Crescimento Sustentável”, empresas levam dados e informações sobre a pecuária brasileira por meio do projeto Brazilian Beef

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participam da Anuga 2023. É um dos principais eventos do setor de alimentos no mundo que reúne profissionais, empresas e especialistas de todo o mundo que buscam impulsionar o setor com foco em inovação, tecnologias, novos produtos e tendências. A feira, realizada de 07 a 11 de outubro, ocorre na cidade de Colônia, Alemanha.

Durante o evento, em seu estande de mais de 830 metros quadrados, a ABIEC irá promover o tradicional churrasco brasileiro, com previsão para servir cerca de 900 quilos de carne bovina brasileira, em cortes como picanha, filé mignon, contrafilé e cupim, para degustação. O estande contará com a presença de 19 empresas associadas – Agra, Astra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Estrela, Frigol, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Masterboi, Mercúrio, Minerva Foods, Naturafrig, Plena, Prima Foods e Rio Maria.

A União Europeia é um mercado de grande importância para o Brasil e em 2022 as exportações somaram cerca de 85 mil toneladas, com receita de US$661 milhões. De janeiro a agosto deste ano, já foram embarcadas 51,8 mil toneladas de carne bovina, com faturamento de US$ 374 milhões. “A Europa é um parceiro de longa data nas exportações de carne bovina do Brasil, comprador dos cortes mais valorizados, com exigências específicas. Aproveitaremos a oportunidade da Anuga para reencontrar nossos parceiros e mostrar o que o Brasil tem realizado para garantir a continuidade das nossas exportações para lá”, afirma o presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli.

No estande, os visitantes poderão conhecer mais sobre a qualidade e segurança que fazem a carne bovina brasileira ser apreciada por consumidores em mais de 150 países.

:: Sustentabilidade

O Brasil é o segundo maior produtor, e o maior exportador de carne bovina do mundo. Esta posição é fruto de uma série de condições Um espírito empreendedor, pesquisa, tecnologia, inovação e um ambiente propício nos fizeram chegar lá.

Hoje, diante de uma demanda global crescente por alimentos, e do desafio que nos impõem as mudanças climáticas e a pressão sobre a biodiversidade, é fundamental uma reflexão sobre a posição do Brasil e do setor neste contexto.

Para falar sobre como o setor da carne brasileira vê o futuro de sua atividade em relação a sustentabilidade, e como a normativa europeia anti-desmatamento conecta-se com este tema, convidamos Associações de importadores europeus para uma reunião durante a feira.

Na reunião, o diretor de sustentabilidade da ABIEC, Fernando Sampaio, irá apresentar, entre outras informações, os principais elementos que irão permitir que o setor atenda à devida diligência exigida pela legislação europeia. Exemplos como o monitoramento socioambiental já realizado pelas empresas, o Sistema de Rastreabilidade de Bovinos do Brasil, entre outros pontos serão apresentados. A reunião acontecerá no dia 9 de outubro, as 18:00, no salão Barcarole, dentro do pavilhão da Anuga.

Fonte: Universo Agro.