Ciclo passará pela cidade de Barretos e conta com apoio da Minerva Foods para promover debates sobre o uso de sistemas integrados como alternativa sustentável para a produção de carne na região
Entre os dias 18 e 22 de setembro, as cidades do Oeste Paulista receberão a Caravana ILPF, uma iniciativa que visa difundir os sistemas integrados para avançar em novas as áreas de integração no Brasil por meio de diagnósticos, além de identificar os desafios e oportunidades nas regiões produtoras do país. O projeto conta com o apoio da Minerva Foods – a primeira empresa do segmento pecuário a fazer parte da Rede ILPF.
O projeto da Caravana consiste em uma expedição técnica e científica, formada por um time de pesquisadores da Embrapa, técnicos da Rede ILPF e das empresas associadas, que percorre diversos estados brasileiros para promover ações no campo, palestras, oficinas de diagnóstico, visitas institucionais e técnicas aos produtores rurais agricultores familiares, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio, públicos e privados.
A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária que possui grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, contribuindo para uma série de vantagens socioambientais e econômicas. Para a implementação de seus sistemas são levadas em consideração as características de cada região, através de iniciativas como a Caravana, que percorre o país com uma equipe de especialistas para identificar possibilidades, promover debates e a transferência de conhecimento científico.
Para a Minerva Foods a associação com a Rede ILPF é estratégica, que por meio do Programa Renove busca estabelecer parcerias técnicas e promover a capacitação de produtores rurais. “Temos a meta alcançar emissões líquidas zero até 2035, portanto, a descarbonização tem papel central em nossa atuação. Ficamos satisfeitos em colaborar para difundir conhecimento e levar as ferramentas necessárias aos profissionais da nossa região, ajudando-os a compreender os benefícios da adoção dos sistemas integrados, tão importantes para promover uma pecuária de baixa emissão de carbono,” explica Gracie Verde Selva, gerente executiva do Renove.
Confira abaixo a programação completa da Caravana ILPF pelo Oeste Paulista.
18/09 às 19h – Presidente Prudente
Painel de debates – Tema: Integração Lavoura-Pecuária além do campo.
Local: Hotel Aruá End.: Av. Cel. José Soares Marcondes, 1111 – Centro
Link de pré-inscrição: https://forms.gle/UdZFZiALvqgHGWGN8
19/09 às 8h – Campos Novos Paulista
Visita Técnica Fazenda São Vicente – Central Pró Ventre Senepol
20/09 às 8h – Itirapina
Visita Técnica Fazenda Passa Cinco do Barreiro – Itirapina
21/09 às 8h – São Carlos
Dia de Campo- Embrapa Pecuária Sudeste
End.: Rod. Washington Luiz, Km 234 – Fazenda Canchim
Link de pré-inscrição: https://forms.gle/UdZFZiALvqgHGWGN8
22/09 às 8h – Barretos
Painel de debates
Tema: ILPF como alternativa sustentável para produção de carne no Oeste Paulista
Local: Barretos Park Hotel | End.: Rod. Brig. Faria Lima, KM 428 – Parque do Peão
Link de pré-inscrição: https://forms.gle/UdZFZiALvqgHGWGN8
Sobre a Minerva Foods
A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, e possui plantas especializadas em ovinos na Austrália, somando mais de 23 mil colaboradores. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 32 unidades industriais, 12 escritórios internacionais e 14 centros de distribuição.
Sobre a Rede ILPF
A Associação Rede ILPF é formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Syngenta, Suzano, Timac Agro e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.
A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.