Minerva Foods lança Relatório de Sustentabilidade 2023 - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Minerva Foods lança Relatório de Sustentabilidade 2023

Minerva Foods lança Relatório de Sustentabilidade 2023

31/05/2024

Compartilhar em:

Minerva Foods lança Relatório de Sustentabilidade 2023

São Paulo, maio de 2024 – A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, lança o Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2023. O documento apresenta a estratégia e performance da Companhia, reforçando o compromisso com a transparência na comunicação com todos os stakeholders.

Em 2023, a Minerva Foods continuou direcionando esforços para atingir as metas estabelecidas em seu Compromisso com a Sustentabilidade. A Companhia antecipou em seis meses a entrega de 100% das fazendas fornecedoras diretas de gado monitoradas, a partir de critérios socioambientais, na Colômbia, prevista para dezembro.

Outro importante marco no período foi o lançamento da Linha Zero Carbon Impact, segmento de produtos provenientes de fazendas sem desmatamento nos últimos 20 anos e que utilizam créditos de carbono para compensar as emissões em todo o processo de produção até sua distribuição. Em 2023, as fazendas fornecedoras do Uruguai e do Brasil, participantes do Programa Renove, e que tiveram sua pegada de carbono medida e auditada por terceira parte, foram responsáveis pelo fornecimento de animais para compor as comercializações desta linha inovadora.

A Companhia lançou seu primeiro relatório de Bem-estar Animal, baseado nos cinco domínios recomendados pelo Farm Animal Welfare Committee – FAWC (nutrição, ambiente, saúde, comportamento e sentimentos). Também divulgou seu Compromisso de Bem-Estar Animal, uma série de metas de médio e longo prazo que englobam iniciativas nas operações próprias e na cadeia de valor.

No eixo social, a Minerva Foods deu continuidade aos projetos de inclusão e apoio aos colaboradores e às comunidades onde está inserida. A iniciativa ‘Educar Para Transformar’, que distribui kits de materiais escolares, beneficiou mais de 10.000 crianças com idades entre 6 e 14 anos nos cinco países com operações da Companhia na América do Sul. O Projeto Arrastão, que atende famílias no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, seguiu recebendo mais de 300 quilos de proteína mensalmente, para apoiar na alimentação diária de mais de 1.000 pessoas, totalizando cerca de 637 mil refeições servidas ao longo do ano. Também ocorreu mais uma edição do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, curso realizado na cidade de Barretos (SP), que visa capacitar e apoiar o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Minerva Foods também foi reconhecida pelo seu comprometimento em sustentabilidade e gestão eficiente. A Companhia integrou as carteiras 2023/2024 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), ambos da Bolsa de Valores brasileira B3, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu o selo ‘Ouro’ em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol, e o selo ‘Energia Renovável’, que assegura a origem limpa da energia consumida em suas operações no Brasil. 

A Companhia se destacou ao alcançar o 2º lugar no prêmio europeu Sustainable Food Awards, na categoria Pioneirismo em Sustentabilidade, pelas práticas de rastreabilidade e monitoramento da cadeia de suprimentos. Também se manteve entre as 10 empresas brasileiras com melhor pontuação no Ranking Forest 500, além de conquistar o 1° lugar como “Most Honored Company”, da premiação Institutional Investor, no setor Food & Beverages.

Fonte: Minuto Rural.