Localizada na parte traseira do boi, a maminha é considerada um corte nobre – e a parte mais macia da alcatra. Conhecida pela maciez, ela também apresenta uma capa de gordura homogênea que, exposta ao calor “derrete” e confere umidade e suculência à carne, e por esse motivo, jamais deve ser removida na hora do preparo.
Uma das preferidas dos churrasqueiros, a maminha também pode ser feita no forno e compor o cardápio do dia a dia. Acompanhada de algumas guarnições clássicas, como batata, mandioquinha ou legumes, assim como um bom tempero, forma uma refeição rica e saborosa.
Em nossa receita, simples e rápida de fazer, trazemos uma crosta de ervas com castanha-de-caju e vinho branco que vai elevar o nível do seu prato. Uma dica para que a carne fique ainda mais macia é cortá-la imediatamente após assada, no sentido contrário ao das fibras.
INGREDIENTES
- 1 peça de Maminha Cabaña Las Lilas
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta moída a gosto
Crosta:
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 50 ml de vinho branco
- 1 colher (café) de alho bem picadinho
- 2 colheres (sopa) de folhinhas de tomilho fresco
- 1 colher (sopa) de orégano seco
- 100 g de farinha de pão
- 2 colheres (sopa) de castanha-de-caju triturada
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma tigela média, coloque todos os ingredientes da crosta e misture bem. Reserve.
Em uma assadeira grande, tempere a maminha com sal e pimenta a gosto. Em seguida, cubra a peça com a crosta reservada, formando uma camada espessa.
Leve ao forno preaquecido a 200°C por 40 minutos. Quando estiver pronta, corte e sirva imediatamente com seus acompanhamentos preferidos. Nossa sugestão é a cebola e a mandioquinha assadas!