Com tradição milenar e conhecida no mundo todo, a culinária mexicana foi declarada como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, em 2010.
E não é para menos, cada prato preserva muito da cultura e da história do país, que ganhou fama pelas misturas exóticas e sabores picantes. Hoje vamos trazer uma das receitas mais tradicionais: o chilli com carne, feito à base de carne moída, feijão e molho de tomate com pimenta.
Nossa escolha foi o coxão duro, um corte com gordura concentrada na parte externa, ideal para ser cozido ou moído e feito com molhos e refogados.
Normalmente o chilli mexicano é servido com nachos ou tortillas, sendo um prato perfeito para um jantar descontraído com os amigos ou familiares.
INGREDIENTES
- 500g de coxão duro Minerva em cubos médios
- 500g de coxão duro moído
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 100g de bacon cortado em cubos pequenos
- 4 dentes de alho picados
- 500g de cebola picada
- 2 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de chili
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de cominho
- 4 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 500g de feijão mulatinho ou vermelho cozido
- 1 litro de caldo de carne
- Sal e pimenta vermelha a gosto
- Queijo cheddar
- Nachos (salgadinhos de milho) para acompanhar
MODO DE PREPARO
Primeiro, cozinhe o feijão em uma panela de pressão, como de costume.
Em uma panela média, coloque o azeite e a manteiga. Adicione o bacon e frite bem. Em seguida, acrescente o alho, a cebola e deixe dourar.
Junte a carne moída, a carne cortada em cubos, as folhas de louro, o chili, o molho inglês, o cominho e o extrato de tomate.
Quando a carne estiver dourada, coloque o feijão e o caldo de carne. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 40 minutos após a fervura. Tempere com sal e pimenta vermelha a gosto.
Sirva com salsa, queijo cheddar, nachos e tortillas!