Dificilmente você irá conseguir preparar uma receita sem utilizar uma faca para cortar, picar ou descascar algum ingrediente.
Por isso, seja no churrasco de final de semana ou no dia a dia da cozinha, é essencial que as suas facas estejam bem afiadas, não apenas para facilitar o seu trabalho, mas para garantir a sua segurança.
A verdade é que facas sem fio podem ser ainda mais perigosas que facas bem afiadas, pois o seu movimento deixa de ser natural e você acaba utilizando mais força do que o recomendado ao manuseá-las. Assim, facas sem fio dificultam a preparação dos alimentos e causam acidentes.
Facas afiadas cortam com facilidade vegetais e carnes sem que você tenha que fazer força. E mantê-las assim é algo muito mais fácil do que você imagina.
Para facas que ainda não estão completamente cegas e precisam apenas de manutenção, você pode simplesmente usar uma chaira (também chamada de fuzil em algumas regiões), como na foto deste post. A chaira pode ser encontrada em qualquer supermercado com opções por menos de 20 reais.
Caso você esteja utilizando essa ferramenta pela primeira vez, recomendamos que a apoie na tábua de carne para ter mais firmeza.
Depois, sem pressa e de forma intercalada, passe cada lado da faca na chaira em um ângulo de 15º a 20º, como se estivesse cortando um pedaço de carne diretamente do espeto. Entre 8 a 10 passadas de cada lado devem bastar.
Para testar se a faca já está bem afiada, tente cortar um tomate ou uma folha de papel: se o corte sair limpo e apenas com o peso da faca, está ótimo!
Caso a sua faca esteja sem fio algum, recomendamos o uso de uma pedra de amolar. Existem opções elétricas, mas que são muito mais caras – uma pedra de amolar pode ser comprada por menos de 10 reais.
Uma pedra de amolar possui dois lados: um mais poroso e um mais liso. O lado poroso inicia o afiamento da faca e o lado liso irá polir esse fio.
Porém, ao usar uma pedra de amolar, há um passo que é fundamental: deixe a pedra de molho na água por cerca de 10 minutos. E enquanto afia a faca, volte a molhar a pedra para mantê-la úmida durante todo o processo.
Assim, após retirar a pedra da água, passe cada lado da faca na parte porosa da pedra em um ângulo de 10º a 15º. O movimento pode ser feito de duas formas:
- Você pode passar a faca como se estivesse tentando cortar uma fina camada da pedra, mas tome muito cuidado para não se cortar se fizer dessa maneira;
- Você pode passar a faca na pedra como se estivesse retirando-a da carne após perfurá-la, isto é, partindo da parte mais próxima do cabo até a ponta da faca.
Ao terminar de passar no lado poroso, você deverá repetir o movimento no lado liso da pedra. E para deixar o fio mais delicado, também recomendamos que termine finalizando na chaira.