O bife de fígado é um prato simples, rápido de fazer e merece ver valorizado.
Além disso, o custo-benefício do bife de fígado é excelente. É também um prato muito saboroso e fornece diversas vitaminas e compostos importantes para o nosso corpo.
A nossa receita serve até 6 pessoas.
LISTA DE INGREDIENTES
- 1,5 kg de bifes de fígado
- 3 dentes de alho
- 1 cebola grande
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta moída a gosto
- 1/2 copo de leite
- 500 ml de água
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
MODO DE PREPARO
Para começar, corte a cebola em rodelas e deixe de molho em um recipiente com água e vinagre. Em seguida, vamos trabalhar com o fígado.
Você perceberá que, em geral, o bife de fígado possui uma pele transparente ao seu redor – essa pele irá endurecer a carne ao prepará-la. Por isso, usando os dedos ou uma faca fina bem afiada, retire essa pele com cuidado.
Feito isso, pique finamente o alho. Tempere o bife de fígado com sal e pimenta a gosto, leve a um recipiente e junte com o alho e o leite.
Se você tiver tempo, pode deixar marinando por até 1h na geladeira, mas isso não é obrigatório. O importante é o fígado entrar em contato com o leite, pois ele irá amaciar a carne ao quebrar as fibras, devido à sua acidez.
Agora vamos ao fogão!
Esquente a frigideira com azeite de oliva ou óleo, em fogo alto. Quando estiver bem quente, frite os bifes de fígado por cerca de 1 minuto e 30 segundos de cada lado para que fique malpassado – se desejar mais ao ponto ou bem passado, deixe mais tempo.
Reserve todos os bifes de fígado após ficarem prontos. Agora vamos refogar a cebola para finalizar o prato.
Retire-as diretamente do recipiente com água e vinagre para a mesma frigideira que você fritou o fígado, em fogo médio. Refogue todas as cebolas até ficarem douradas e macias, mexendo de vez em quando para que elas absorvam todo o sabor da fritura da carne.
Depois, basta servir o bife de fígado acebolado com um arroz branco e uma salada simples para ter um prato delicioso. Bom apetite!