Também conhecida como panceta, a barriga de porco é um corte de carne muito saboroso e suculento. Ainda incomum em nossos churrascos, recomendamos esse corte e temos a certeza que após experimentá-lo, você nunca mais irá tirá-lo do seu cardápio.
LISTA DE INGREDIENTES
-
1 peça de barriga de porco com cerca de 2 kg
-
Alho a gosto
-
Sal a gosto
-
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
-
Suco de limão a gosto
-
1 ramo de alecrim
MODO DE PREPARO
O preparo para assar carnes na churrasqueira é geralmente simples e não é diferente com a barriga de porco. Neste caso, o mais importante é triturar o alho ou amassá-lo bem para esfregar na carne.
Em um recipiente, tempere a panceta com o alho, o sal, a pimenta, o suco de limão (à vontade e, de preferência, em grande quantidade) e o ramo de alecrim – esse último tem como função principal trazer aroma à carne. Leve à geladeira e deixe marinando por cerca de 1h.
Retire a barriga de porco da geladeira alguns minutos antes de levá-la à churrasqueira, para que esteja em temperatura ambiente ao começar a assar.
Sobre brasa bem quente e sem chamas, coloque a panceta na parte mais alta da churrasqueira com a pele virada para cima. Deixe assar assim até a carne ficar bem dourada.
Quando a barriga de porco dourar, leve-a para baixo na churrasqueira, mais perto das brasas, mas com a pele virada para baixo, e deixe assar até a pele ficar bem crocante. Apenas tome cuidado para não a queimar.
Aí basta tirar da churrasqueira, cortá-la e servir com algumas rodelas de limão. Bom apetite!
Não tem churrasqueira em casa? Você pode fazer a panceta na frigideira, como já ensinamos em outro post.