O filé mignon é um corte de carne nobre, muito macio, e de sabor suave. Por isso, em geral, é usado para pratos mais delicados, mas isso não significa que ele não possa ser feito na churrasqueira.
O filé mignon grelhado na churrasqueira é fácil e rápido de ser preparado. E mantendo a sua conhecida maciez, pode ser o ápice do seu churrasco.
LISTA DE INGREDIENTES
- 1 kg de filé mignon sem cordão Minerva
- Sal grosso triturado a gosto
- Pimenta-do-reino preta moída a gosto
- Azeite de oliva
- Ramos de alecrim – opcional
MODO DE PREPARO
O primeiro passo é transformar o filé mignon em medalhões. Assim, limpe a peça com uma faca bem afiada, retirando aquela pele prateada que endurece ao esquentar.
Depois, corte o filé mignon em medalhões no sentido contrário da fibra. Esse passo é crucial para determinar o ponto da carne depois: para ter uma carne ao ponto para malpassada, corte medalhões com cerca de 2 dedos de espessura; para uma carne ao ponto para bem-passada, faça medalhões de 1 dedo de espessura.
Agora espalhe um fio de azeite de oliva em cada medalhão de filé mignon. Se você desejar, enquanto prepara a carne, pode colocar alguns ramos de alecrim no azeite antes de passá-lo pela carne, mas lembre-se de retirar qualquer folha de alecrim para levar à churrasqueira – elas irão queimar e ficar amargas.
Agora leve à carne para uma grelha há cerca de 45 cm das brasas sem chamas. Deixe assar por 6 minutos de cada lado.
Como citamos anteriormente, a espessura da carne irá determinar o seu ponto, pois o ideal é assar pelo mesmo tempo para servir todas as pessoas juntas – assim, quem quer uma carne mais passada, não precisa esperar.
Após assar cerca de 6 minutos de cada lado, virando os medalhões sem furá-los, retire da grelha e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, fatie, tempere com o sal e a pimenta, e sirva. Bom apetite!