Peru, carne assada, salada, sobremesa, tudo isso é maravilhoso, mas uma boa lasanha, bem recheada e gostosa, também é uma ótima opção para o cardápio de Natal.
Hoje nós daremos uma receita tipicamente italiana, mas já avisamos, você precisa de tempo para fazê-la.
Para fazer o molho vermelho de ragu, você precisará de tempo (algumas horas) e dos seguintes ingredientes:
- 500 gramas de carne para bifes, como patinho ou alcatra
- 500 gramas de costelinha de porco
- 200 gramas de salsichão ou linguiça
- 2 folhas de louro
- 1 cebola média
- 1 copo de vinho tinto seco
- 3 latas de tomate pelati
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- Água filtrada
- Manjericão a gosto
- Azeite de oliva
Para fazer esse molho, o primeiro passo é cortar as carnes em pedaços grosseiros e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Depois, em fogo alto, esquente uma panela grande com azeite de oliva.
Com a panela quente, leve as carnes ao fogo para selarem com as duas folhas de louro. O que nós queremos é apenas formar aquela crosta exterior, pois o interior da carne irá cozinhar depois.
Uma dica: amasse as folhas de louro antes de colocá-las na panela, isso ajuda a liberar os óleos essenciais mais facilmente.
Enquanto a carne sela, pique a cebola de forma grosseira, não se preocupe que alguns pedaços fiquem maiores do que os outros, pois elas irão se desmanchar no molho depois.
Quando a carne estiver completamente selada, adicione meio copo de vinho e deixe cozinhar até o álcool evaporar. E recomendamos que você use um bom vinho, senão o molho pode ficar com um gosto amargo.
Com o álcool evaporado, adicione a cebola picada e cozinhe até que elas estejam translúcidas, como se estivessem suadas. Nesse momento, coloque as três latas de tomate pelati na panela e usando uma colher de pau, misture com a carne.
Em um copo, misture o restante do vinho (meio copo) com duas colheres de extrato de tomate e adicione à panela também. Depois, encha as três latas de tomate pelati com água e coloque na panela também.
Até agora, todos esses passos devem ser feitos com fogo alto ligado.
Para finalizar a sua parte na produção desse molho, no momento que ele começar a borbulhar, coloque em fogo baixo, adicione um ramo de manjericão ao molho, feche a panela e deixe cozinhar por cerca de duas horas. Se precisar, bata o molho no liquidificador ou use um garfo para desfiar bem a carne, mas é provável que isso seja não seja preciso.
Um pouco antes de montarmos a lasanha, podemos ir para o molho branco e você irá precisar do seguinte:
- 50 gramas de manteiga
- 80 gramas de farinha de trigo
- 1 litro de leite integral
- 100 gramas de queijo parmesão
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Noz-moscada ralada a gosto
Uma sugestão: compre um pedaço de queijo parmesão e rale, não use parmesão ralado de pacotinho, pois eles não derretem muito bem e não irão se misturar corretamente ao molho. Você também pode utilizar outros tipos queijos se desejar.
Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando ela estiver derretida, adicione a farinha de trigo e usando uma colher de pau, misture com a manteiga até que você tenha uma pasta homogênea.
Adicione o leite e mexa bem até misturar com toda a pasta de farinha e manteiga, sem deixar nenhum caroço. Quando a pasta estiver dissolvida no leite, adicione o queijo parmesão, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, e também uma pitada de noz-moscada.
Continue mexendo por cerca de 12 minutos em fogo baixo ou até o molho engrossar. Agora com o nosso molho branco e o nosso ragu pronto, basta montar a lasanha!
Você irá precisar de ragu, molho branco, massa, queijo mussarela e queijo parmesão em camadas alternadas.
Em uma assadeira grande, vá alternando todos os ingredientes. A única exigência é começar com o ragu no fundo e uma folha de massa, sendo que se necessário, você pode quebrar a massa sem problema algum.
Lembre-se de a cada camada, cobri-la bem com molho. A nossa dica é que a partir da segunda camada, sempre coloque um pouco de ragu, molho branco e queijos antes de cobrir com a massa.
Quando tiver terminado de montar a lasanha, cubra-a com papel alumínio e leve ao fogo pré-aquecido em 180ºC por cerca de 45 minutos, sendo que nos últimos cinco minutos, você deve remover o alumínio para dourar a lasanha e formar aquela crosta crocante que todo mundo adora.
Essa receita é maravilhosa, muito saborosa e garantia de sucesso no seu cardápio de Natal! Bom apetite!