O pernil de cordeiro é uma carne deliciosa e perfeita para surpreender em ocasiões especiais, principalmente com esta receita de cozimento lento, que fará a carne se desprender do osso, cheia de sabor.
Este prato serve duas pessoas. Caso queira fazê-lo para mais gente, ajuste os ingredientes de acordo.
LISTA DE INGREDIENTES
-
2 pernis de cordeiro
-
1 cebola média picada
-
1 aipo picado
-
2 cenouras picadas
-
3 dentes de alho picados
-
2 colheres de chá de extrato de tomate
-
1 lata de cerveja pilsen
-
2 ramos de alecrim fresco
-
Sal a gosto
-
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
-
Cebolinha verde picada a gosto
MODO DE PREPARO
Para começar, tempere o pernil de cordeiro com sal e pimenta a gosto. Coloque um fio de azeite em uma panela alta e doure todos os lados da carne em fogo alto.
Assim que estiver dourada, retire-a da panela e reduza o fogo para médio. Adicione a cebola, o aipo, a cenoura e o alho, tempere com sal e refogue por alguns minutos – não é necessário colocar líquido agora, pois o sal irá desidratar os legumes, que soltarão água na panela.
Adicione, então, o extrato de tomate e refogue por mais um minuto. Acrescente a cerveja e os ramos de alecrim e aumente o fogo até ferver.
Nesse momento, retorne o cordeiro para a panela, tampe-a e coloque em fogo baixo, cozinhando assim por cerca de 3 horas, até a carne ficar macia e descolando do osso.
Nesse momento, retire-a da panela, reserve e cubra com papel-alumínio, para não esfriar. Aumente o fogo e cozinhe o molho até reduzi-lo pela metade – dessa forma, ele ficará mais grosso e concentrará os sabores, ficando ainda mais delicioso.
Nossa recomendação é servir o pernil sobre um delicioso purê de batatas (que você pode incrementar com diversos ingredientes) com o molho. Bom apetite!
Dica: se você tiver tempo, cozinhe a carne por duas horas, deixe a panela esfriar e leve à geladeira por 12 horas. Quando retirar da geladeira, você verá a gordura acumulada na parte superior – remova com uma colher e leve a panela para o fogão para terminar o cozimento.