O rosbife não é um prato tradicional no dia a dia do Brasil, mas é uma ótima opção para finais de semana, jantar ou variar algum almoço. E o melhor é que as sobras do rosbife dão ótimos lanches depois, mesmo frio, como consomem os ingleses, inventores do prato.
Assim, hoje vamos lhe ensinar a nossa receita de rosbife com batatas, ervilhas e cebola. Para a carne, você pode utilizar contrafilé, lagarto, patinho ou coxão mole.
Nós usaremos uma peça de 1kg de coxão mole. Os outros ingredientes são:
- 400 gramas de batata
- 150 gramas de ervilha torta
- 100 gramas de cebola pera
- 30 gramas de mel
- 150 gramas de mostarda
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Óleo de girassol
O primeiro passo é lavar as batatas e cortá-las em meia-lua. Depois cozinhe colocando-as diretamente em água fria e sal até as batatas ficarem um pouco macias, mas sem desmanchar, e reserve.
Depois limpe as ervilhas, corte-as no meio e cozinhe em água fervendo rapidamente, cerca de 1 ou 2 minutos apenas. Faça o mesmo com as cebolas, limpe-as, cozinhe em água fervente e reserve todos os vegetais.
Enquanto a batata cozinha, misture o mel com a mostarda em um recipiente para servir e reserve. Esse será o molho final da carne.
E falando nela, o primeiro passo é amarrá-la e temperar com sal e pimenta do reino, como na foto abaixo:
Depois iremos levar a uma frigideira para selar e dourar. Assim, vamos criar uma superfície crocante deliciosa mantendo o interior do rosbife rosado e suculento.
Aqueça uma frigideira, coloque um fio de óleo de girassol, doure a carne por todos os lados e reserve enquanto você esquenta o forno em alta temperatura. Depois leve o rosbife para assar por 10 minutos nesse forno bem quente.
Na frigideira, coloque mais um fio de óleo, doure as batatas e em seguida a ervilha e os vegetais. Ajuste sal e pimenta e pronto!
Agora basta servir a carne com os legumes e o molho de mostarda. Bom apetite!