O coxão duro, ou coxão de fora, é um corte considerado magro, mas com quantidade de gordura suficiente para fazer um bom cozido ou assado.
Prática e saborosa, a combinação dessa carne com com a batata doce e o quiabo formam uma refeição rica em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, perfeita para uma rotina saudável.
INGREDIENTES
- 1kg de coxão duro Minerva em cubos grandes
- 3 batatas doces rosadas médias cortadas em cubos médios
- 200g de quiabo sem cabinhos, com metade da porção inteira e a outra metade cortada ao meio no sentido longitudinal
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos
- 3 tomates maduros cortados em pétalas, sem pele e sem semente
- 1 cebola cortada em cubos
- 2 dentes de alho em lâminas
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- 1 litro de água
- Suco de 1 limão
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque um pouco de azeite em uma panela grande ou caçarola ao fogo médio e deixe aquecer. Junte a carne cortada – sem amontoar um cubo sobre o outro – e doure por cerca de 10 minutos.
Mantenha a panela em fogo médio e acrescente a cebola, o tomate, os pimentões e o alho. Tempere a mistura com sal, páprica e pimenta-do-reino preta moída a gosto e refogue por cerca de 2 minutos.
Regue a panela com a água, raspando o fundo com uma colher ou espátula para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao preparo.
Mantenha o cozimento com a tampa fechada em fogo baixo por cerca de 1h. Enquanto isso, prepare os quiabos.
Coloque os quiabos em um recipiente e regue com o suco de 1 limão. Além de sabor, o limão ajuda a evitar a liberação de seiva (aquela gosminha que o quiabo libera). Reserve por cerca de 30 minutos, depois escorra e seque.
Passado 1h, abra a panela da carne e adicione a batata doce. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias. Acrescente um pouco mais de água se necessário.
Assim que as batatas cozinharem, junte os quiabos e cozinhe por mais 5 minutos sem a tampa, até que os quiabos estejam levemente macios e o caldo encorpado.
Sirva em seguida! O ensopado fica uma delícia com arroz, farofa e polenta.