Não tem nada melhor do que uma boa comida no inverno, não é mesmo? Claro, sem exageros, como essa receita para duas pessoas que é ótima para um almoço nesses meses frios.
A receita é separada em duas fases: o creme de brócolis e a carne salteada. Vamos começar pelo creme de brócolis que leva mais tempo para preparar do que a carne.
Para fazer o creme de brócolis, você precisa dos seguintes ingredientes:
- Metade de um brócolis japonês ou ninja
- 40 gramas de bacon
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
- 350 ml de leite integral
- Metade de uma cebola
- 2 unidades de cravo
- 1 folha de louro
Caso você não encontre o brócolis japonês, pode usar o brócolis comum sem problemas.
Comece cortando o brócolis em pedaços uniformes e cozinhe em água fervendo ou no microondas até ficar macio. Você pode ver o tempo necessário para isso nesse outro post que ensinamos como fazer vegetais e legumes.
Depois, pique o bacon em cubos e refogue em uma panela. Adicione o brócolis por um minuto e reserve em outro recipiente.
Na mesma panela em que você fez refogou o bacon, derreta a manteiga, adicione a farinha e misture por um minuto. Adicione então o leite e mexa até a mistura começar a engrossar.
Pegue a cebola cortada pela metade, cubra com a folha de louro e espete os cravos na folha para prendê-la. Coloque então a cebola na panela e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.
Após 15 minutos, remova a cebola, adicione o brócolis e o bacon e misture. Desligue o fogo e leve o creme ao liquidificador para bater até que o creme esteja uniforme.
Ajuste com sal e pimenta e pronto!
Para fazer a carne salteada, usaremos um pedaço de 400 gramas de Noix D’Entrecote que também é conhecido como Castanha. Além da carne, tudo o que iremos precisar é de sal e pimenta para temperar.
Você pode ir preparando a carne enquanto o creme de brócolis cozinha por 15 minutos, mas só leve ao fogo quando já estiver na hora de servir.
Corte a carne em bifes e limpe os tecidos fibrosos. Tempere com sal e pimenta e leve ao fogo para saltear, isto é, leve à frigideira com pouco óleo e fogo bem alto, apenas dourando por todos os lados.
Sirva a carne com o creme de brócolis e mais um acompanhamento (em nosso caso, foi arroz integral) e bom apetite!