Desintoxicação: Dicas e receitas para ajudar na recuperação pós-excessos do Carnaval – Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.
Desintoxicação: Dicas e receitas para ajudar na recuperação pós-excessos do Carnaval

Desintoxicação: Dicas e receitas para ajudar na recuperação pós-excessos do Carnaval

13/02/2024

Compartilhar em:

Desintoxicação: Dicas e receitas para ajudar na recuperação pós-excessos do Carnaval

Carnaval é momento de muita alegria e muita festa, podendo acontecer alguns excessos ao longo do feriado.

Lembre-se em primeiro lugar que um período de festas ou exageros não determina o seu estado de saúde. Assim que possível, volte a sua rotina que as coisas com o tempo voltam para o lugar.

Mas, caso você esteja precisando de uma ajudinha extra, deixarei aqui algumas dicas:

  1. Aumente o seu consumo de água, vale fazer uma continha e consumi 35mL de água para cada quilo de peso seu;
  2. Capriche no consumo de boas proteínas, como cortes magros de carne vermelha, peixes e frango;
  3. Consuma verduras e legumes todos os dias e, pelo menos, duas vezes ao dia;
  4. Inclua frutas diariamente na sua dieta, pelo menos três vezes ao dia;
  5. Regule as suas horas de sono, busque dormir até as 22 horas e acordar até as 08 horas;
  6. Por fim, se movimente! Pratique algum tipo de atividade física pelo menos três vezes por semana e, idealmente, todos os dias.

Deixarem aqui também algumas receitinhas que gosto muito e auxiliam nesse detox pós festas:

Suco verde: bata em um liquidificador uma folha de couve com 1 maçã ou 1 fatia de abacaxi, 1 pedacinho de gengibre, umas folhinhas de salsinha, suco de 1 limão e folhas de hortelã com 300mL de água ou água de coco, coe e beba bem gelado!

Carpaccio com salada de rúcula: descongele o carpaccio e monte em um prato com folhas de rúcula e um molhinho de mostarda, limão, alcaparras e azeite. Fica uma delícia!

Wrap de carne moída com folha de couve e abacate: amasse o abacate com um garfo e tempere com limão, sal, pimenta, folhas de coentro, cebola e tomate picadinhos e passe um uma folha de couve grande. Acrescente a carne moída (quente ou fria, como voê preferir!) e enrole para formar um charutinho. Fica uma delícia também com carne desfiada.

  1. A importância das proteínas na dieta feminina e como a carne vermelha pode ser uma fonte nutritiva.

Que todo ser humano precisa consumir boas fontes de proteína todo mundo sabe, mas no público feminino esse consumo se faz muito importante, principalmente em algumas fases da vida, como por exemplo durante a gestação, quando as necessidades proteicas aumentam a cada trimestre.

Outro nutriente que devemos ter mais atenção no público feminino é o ferro, já que as mulheres em período fértil acabam perdendo sangue todos os meses no período menstrual, fazendo com que as suas necessidades sejam aumentadas.

Pensando assim, vemos a importância do consumo de carne vermelha pelo público feminino, já que, além de ser rica em proteína, a carne vermelha é também rica em ferro. Devendo então a carne vermelha fazer parte da dieta das mulheres, sempre em equilíbrio com os outro nutrientes e alimentos.

Texto por Erica de Queiroz Kowarick  | Nutricionista | CRN-3 45847