Hoje em dia é comum comprarmos molhos prontos, mas um molho caseiro é sempre muito mais saboroso e saudável. Além de ser muito fácil e rápido, você poderá adaptar esse molho acrescendo ou tirando ingredientes a gosto para agradar ao paladar de toda família.
Dessa vez, iremos ensinar como fazer um molho marinara caseiro que é muito versátil, pois pode ser transformado em molho Arriabata adicionando pimenta vermelha esmagada, em molho Primavera adicionando legumes, e em molho Bolognese adicionando carne moída. Esses molhos vão muito bem com macarrão (uma ótima ideia para combinar com nosso último post sobre o macarrão perfeito), mas também podem dar mais sabor à carne vermelha ou ao frango grelhado.
Para o molho marinara, você irá precisar desses ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 4 dentes de alho picados
- 1/4 de cebola picada
- Meia xícara de cenoura ralada
- Meia colher de chá de sal
- 1 lata de tomate pelati
- 1 colher de chá de orégano seco
- 1 colher de chá de tomilho seco
- Pimenta fresca a gosto
Pela quantidade de ingredientes, pode parecer um molho complexo, mas é muito fácil de fazer. Em uma panela grande, esquente o azeite e refogue a cebola, o alho e a pimenta com sal até que a cebola fique translúcida, transparente, o que deve levar cerca de 10 minutos.
Depois junte as cenouras e refogue por mais cinco minutos. Feito isso, adicione o tomate em lata com todo o líquido, o orégano e o tomilho e deixe cozinhar em fogo baixo sem tampa por 20 minutos.
Pronto, você tem um delicioso molho marinara caseiro e saudável que pode ser usado imediatamente com o seu acompanhamento preferido ou congelado para usar posteriormente. Bom apetite!