O tartar é mais do que um tradicional prato da culinária francesa, ele tornou-se uma técnica para o preparo de carnes diversas, frutas e legumes. O clássico, porém, é feito de carne vermelha, especialmente o filé mignon.
E ao preparar um tartar bem temperado com carne de qualidade, ninguém irá reclamar de comer carne crua. Pelo contrário, todos irão adorar o sabor e a textura única.
Para preparar tartar suficiente para quatro pessoas, a nossa receita irá usar os seguintes ingredientes:
- 600 gramas de filé mignon
- 50 gramas de alcaparras
- 1/2 cebola roxa
- 50 gramas de pepino em conserva, o que deve equivaler a um ou dois pepinos
- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
- Cebolete ou salsinha a gosto
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- Tabasco a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Azeite a gosto
- Gemas de ovos opcionais
Após garantir ingredientes de boa qualidade, o mais importante é preparar com atenção para fazer cortes pequenos e regulares, pois todos os ingredientes serão consumidos crus.
Além disso, o filé mignon deve ser fresco, isto é, sair do mercado direto para o preparo, evitando usar carnes descongeladas.
Para começar, corte o filé mignon em cubos pequenos e regulares. Recomendamos tirar fatias do filé mignon, depois cortar em tiras, e então finalizar cortando em cubos pequenos.
Coloque a carne em um recipiente sobre o gelo para que ela fique em uma temperatura segura durante o resto do preparo da receita.
Em seguida, corte os outros ingredientes (cebola, pepino, alcaparra, salsinha e cebolete) finamente e em pedaços bem pequenos. Isso é fundamental para que eles não roubem o protagonismo de carne e não sejam desagradáveis de comer – mastigar grandes pedaços de cebola crua pode ser uma experiência ruim, então corte bem fino mesmo.
Junte todos os ingredientes, incluindo a carne, a mostarda, o molho inglês, tabasco, sal e pimenta do reino e misture bem. Finalize com azeite, monte no prato e caso deseje, coloque uma gema totalmente separada da clara sobre o tartar, temperando com sal e pimenta do reino.
A gema dá mais cremosidade ao tartar, mas não é obrigatória. Sirva com batatas assadas, fritas ou chips!