Quando estamos iniciando na cozinha, é normal ter dúvidas sobre termos corriqueiros para quem cozinha há mais tempo. Uma das dificuldades mais comuns é descobrirmos o que exatamente significa “uma pitada de sal” ou “pimenta a gosto”.
Afinal, a minha pitada e o meu gosto são diferentes dos seus e provavelmente de quem escreveu a receita que estamos fazendo. Pois bem, como saber qual é a quantidade certa de sal e pimenta para cada receita?
Como você já deve imaginar, a resposta é “depende”. Depende da receita que você está fazendo, dos outros ingredientes que está usando, e do seu próprio paladar.
Quanto mais você cozinhar, mais fácil será descobrir as quantidades de sal e pimenta para cada prato; tanto que logo irá ser algo automático e você nem pensará mais a respeito ao preparar a comida. Mas até lá, a melhor dica que podemos dar é ir devagar.
Ao temperar com sal e pimenta a gosto, use uma pitada pequena e vá experimentando se possível. Caso não dê para experimentar, coloque menos do que você acha que deveria ser, só por segurança.
Lembre-se: é muito mais fácil corrigir a falta de sal em um prato após terminar de cozinhá-lo do que o excesso – se faltou sal, basta colocar um pouco mais. Agora, se você tiver usado sal e pimenta demais, não tem como retirar, né?
Então, segue a dica: vá devagar com o sal e a pimenta!