Nós já falamos sobre os benefícios da pimenta do reino, por isso, nada mais justo do que falar sobre outra pimenta muito popular no Brasil, a pimenta dedo-de-moça.
A pimenta dedo-de-moça também é muito versátil e você pode usá-la em saladas, molhos, frutos do mar, carnes bovinas e aves. Além disso, você pode encontrá-la de forma líquida, moída, desidratada, em conserva e é claro, fresca.
Para suavizar o ardido da pimenta, o ideal é utilizá-la em molhos. E se utilizar a pimenta dedo-de-moça fresca, retire as sementes que são mais ardidas, sendo a matéria-prima da pimenta calabresa, aliás.
Ela só não combina muito bem com carne suína, mas se você tiver alguma receita que funcione, compartilhe nos comentários!
Assim como outros temperos, o uso deve ser moderado: o consumo excessivo pode causar sudorese e elevar a pressão arterial.
Mas além do sabor e aroma, consumir a pimenta dedo-de-moça pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde, como veremos a seguir.
1. A pimenta dedo-de-moça é antioxidante e previne o envelhecimento precoce
Uma substância chamada capsaicina dá a ardência da pimenta, mas também possui propriedades antioxidantes, prevenindo doenças crônicas do coração, diabetes, câncer e envelhecimento precoce. Vitamina A, C e E, além de flavonóides presentes na pimenta são muito importantes para neutralizar os radicais livres.
2. Facilita a digestão e acelera o metabolismo auxiliando na perda de peso
O consumo da pimenta aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e promove a sensação de bem-estar após a ingestão, facilitando a digestão. Além disso, o seu consumo eleva a temperatura do corpo aumentando o gasto calórico, pois é um termogênico natural.
A pimenta também estimula a liberação de substâncias que diminuem o apetite e a presença da capsaicina previne o acúmulo de gordura na barriga.
3. A pimenta dedo-de-moça ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol
E mais uma vez, a capsaicina: ela possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer e a diabetes, pois causa redução de glicose sanguína aumentando o nível de insulina.
E o consumo da pimenta auxilia no controle do colestorel bom e dos triglicerídeos.
4. A pimenta dedo-de-moça faz bem para o coração
Com vitaminas A, C, algumas do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta impede a formação de coágulos,e aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de você ter um ataque cardíaco ou um AVC.
5. A pimenta dedo-de-moça tem ação anti-inflamatória e ajuda a combater a depressão
Acho que já podemos vestir uma capa e uma máscara de heróina na capsaicina, pois essa substância também tem forte ação anti-inflamatória! Além disso, por aumentar a liberação de adrenalina e noraadrenalina, o consumo de pimenta dedo-de-moça melhora o ânimo de pessoas deprimidas, deixando-as em estado de alerta.
A pimenta dedo-de-moça e a sua capsaicina são verdadeiras heroínas para o seu corpo e a sua saúde, por isso, confiamos que você irá encontrar alguma forma de inseri-la na sua dieta, mas lembre-se: moderação é tudo!