Muito apreciado na culinária europeia e brasileira, o rabo bovino – ou rabada – é um prato bastante simples e saboroso, com ótimo custo-benefício.
Quando unimos essa receita clássica ao bolinho empanado, a combinação se torna irresistível, até mesmo para aqueles que não são muito fãs desse corte.
O rabo bovino é versátil e você ainda pode usá-lo para guisados e molhos cheios de sabor e textura, como nessa receita que já mostramos aqui no blog.
INGREDIENTES
Para o recheio:
- 600g de rabo bovino Minerva
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- ½ colher (chá) de suco de limão
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 cebolas pequenas picadas
- Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto
- 1 folha de louro
- 100 ml de caldo de carne
- 200 ml de água
Para a massa:
- 200g de feijão branco
- 200g de paio ou costelinha defumada
- 1 folha de louro
- 600ml de água
- Sal a gosto
- 20g de farinha de mandioca crua
- 1 dente de alho
- 30ml de azeite
- 10g de polvilho azedo
- Farinha de rosca para empanar
- 200ml de leite
- Óleo para fritar
MODO DE PREPARO
Corte a rabada, retire o excesso de gordura e coloque em uma tigela.
Tempere a rabada com o shoyu, o extrato de tomate, o suco de limão, o sal e a pimenta, esfregando bem para envolver toda a carne com a marinada. Deixe marinar por 30 minutos.
Leve ao fogo alto uma panela de pressão e adicione o azeite. Refogue a cebola até murchar e acrescente o alho. Mexa até perfumar.
Misture a rabada, a água, o caldo de carne e a folha de louro e cozinhe na pressão por 50 minutos (após o início da pressão).
Depois de pronto, escorra a carne, deixe esfriar, desfie em uma tigela e reserve.
Para fazer a massa, leve à panela de pressão o feijão branco, o paio ou costelinha, o sal e o louro. Cozinhe por 40 minutos (após o início da pressão). Em seguida, bata tudo no liquidificador.
Enquanto isso, aqueça um fio de azeite em uma panela funda e doure o alho e adicione o feijão batido. Quando aquecer (sem ferver), diminua o fogo.
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo vigorosamente sem parar até descolar do fundo. Transfira a massa para uma superfície limpa e espere esfriar, virando pelo menos uma vez.
Com o auxílio de uma peneira, adicione o polvilho azedo e trabalhe a massa com as mãos para incorporar os ingredientes, até ficar homogênea.
Modele bolinhos de cerca de 30g e recheie com a rabada. Passe na farinha de rosca, no leite e na farinha de rosca novamente.
Frite-os em óleo quente e sirva acompanhado de molho de laranja com pimenta!