O grande objetivo dos alimentos em nossa vida vai muito além de sentir prazer través da alimentação, devemos sempre ter em mente que o principal objetivo do alimento é nutrição. Nutrição essa que nos fornece os substratos necessários para um corpo saudável, cheio de energia e que vive bem.
Porém, algumas pessoas apresentam restrições alimentares e nestes casos existe a necessidade de adaptação da dieta, basicamente retirando da alimentação os alimentos que não são bem tolerados pelo corpo.
Quando falamos em intolerância alimentar, como a intolerância a lactose, estamos nos referindo a uma dificuldade do sistema digestivo do indivíduo de processar corretamente um tipo de alimento ou composto.
Já nas alergias alimentares, normalmente temos ativação do sistema imunológico, que responde a fração proteica contida naquele alimento, como na alergia a proteína do leite de vaca (APLV), mais comum em bebês.
Mas, independente de ser uma alergia ou intolerância alimentar, o tratamento é retirar o agente causador dos efeitos adversos, que neste caso seria um alimento. E quando pensamos em retirada de um alimento ou grupo alimentar, logo vem o medo das restrições alimentares e dietas pobres em nutrientes, certo? Por isso, deixarei aqui uma lista com o exemplo de alguns alimentos que tem o potencial baixo para reações adversas, que são ricos em nutrientes e devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
Alimentos que devem fazer parte de uma alimentação saudável e com baixo potencial de reações adversas: carne bovina, frango, verduras em geral, legumes como cenoura, chuchu, abobrinha, abóbora e frutas como ameixa, caqui, amora, goiaba, maçã, mamão e melancia.
Lembrando que, caso você tenha alguma restrição alimentar, a conduta deve ser sempre individualizada para o seu caso, por isso procure um profissional nutricionista para te orientar de maneira individual.