Zero Carbon Impact Offset - Minerva Foods | Criando conexões entre pessoas, alimentos e natureza.

Você sabe o que faz com que os produtos

Zero Carbon Impact Offset

 sejam diferentes dos produtos padrão?

Design sem nome (3)

Nosso produto utiliza o inventário corporativo de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE*) da Minerva Foods, que é auditado e reconhecido, para calcular a pegada de carbono.

Nosso produto utiliza créditos de carbono de projetos que contribuem para a conservação florestal ou o plantio de árvores na América do Sul para sua neutralização.

*GEE: Gases do efeito estufa

O que é o inventário de emissões?

  • Um relatório que mapeia as fontes de emissões de GEE* de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo um país, seguido pela quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.
  • O inventário de emissões permite estabelecer estratégias e objetivos de redução e/ou compensação mais assertivos e específicos.
  • Um inventário é dividido em:
    • Escopo 1: Emissões diretas de GEE* provenientes de fontes que pertencem ou estão sob controle da organização, como, por exemplo, emissões da combustão em caldeiras, fornos, veículos da empresa ou controladas por ela.
    • Escopo 2: Emissões de GEE* derivadas da aquisição de energia elétrica e térmica consumida pela empresa. A energia adquirida é definida como a energia comprada ou trazida para dentro dos limites organizacionais da empresa.
    • Escopo 3: As emissões do Escopo 3 são consequência das atividades de uma organização, mas provêm de fontes que não são propriedade nem estão sob controle da organização.

Atualmente, o padrão mais utilizado é o Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol), compatível com a ISO 14.064. O GHG Protocol foi adaptado ao contexto nacional brasileiro por meio do Programa Brasileiro GHG Protocol.

 

*GEE: Gases de efeito estufa

Inventário Corporativo de Minerva Foods

  • A Minerva Foods elabora seu Inventário Anual de Emissões de GEE* desde 2015.
  • Desde 2020, o documento tem sido auditado por uma terceira parte, conforme as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol.
  • Os inventários dos anos-base 2020, 2021 e 2022 receberam o selo ouro no Programa Brasileiro  GHG Protocol, o mais alto reconhecimento dentro da iniciativa.
  • Os dados do inventário podem ser consultados no Relatório de Sustentabilidade da Minerva Foods e no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.
*GEE: Gases do efeito estufa

EMISSÕES LÍQUIDAS ZERO

2035

Minerva Foods se compromete a alcançar emissões líquidas zero até 2035.

Saiba Mais

Zero Carbon Impact Offset já está presente em:

 

 

Omã

 

Emirados Árabes Unidos

 

Arábia Saudita

 

Israel

 

Itália

Suas perguntas respondidas

F.A.Q

Utilizamos o inventário corporativo auditado e reconhecido da Minerva Foods para calcular a pegada de carbono do produto. Para cada venda, também calculamos a pegada logística até o destino acordado. O volume de emissões do produto final é compensado por meio de créditos de carbono de projetos de conservação florestal e plantio de árvores na América do Sul.

Os animais são criados em fazendas que adotam diferentes manejos e sistemas de produção de gado como sistemas extensivos, semiextensivos e intensivos.

Não. A Minerva Foods assumiu compromissos públicos de sustentabilidade com o objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2035. Para alcançar esses resultados, a empresa utiliza uma das melhores tecnologias de monitoramento socioambiental, desenvolve projetos e parcerias com suporte técnico-científico, além de estar constantemente inovando no setor com uma equipe sólida de especialistas. Além disso, o cálculo da pegada de carbono do produto utiliza o inventário da Minerva Foods, que é auditado por terceiros conforme as diretrizes do Programa Brasileiro do GHG Protocol e reconhecido.

As práticas de rastreabilidade da Minerva Foods adotam a melhor tecnologia disponível para assegurar a conformidade ambiental, trabalhista e a regularidade fundiária da carteira de produtores, com foco em temas como biodiversidade e Direitos Humanos. No campo ambiental, a Companhia foi pioneira ao ampliar a adoção da tecnologia por monitoramento geoespacial para 100% das fazendas fornecedoras diretas em todos os biomas no Brasil (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica) e, em 2021, concluiu a implantação do monitoramento para 100% das compras no Paraguai. Na Colômbia, em 2023, já foi alcançado 100% do monitoramento dos fornecedores diretos e na Argentina, cerca de 90%. No Uruguai, a Minerva Foods já iniciou o monitoramento socioambiental, com mais de 40% dos fornecedores diretos monitorados. Pretende-se alcançar a mesma cobertura para o Uruguai (2025) e Argentina (2030).

O monitoramento geoespacial acompanha a situação das fazendas, garantindo que os produtos da Companhia não estão relacionados a áreas desmatadas ilegalmente ou com embargos ambientais (medidas punitivas emitidas pelos órgãos de fiscalização e controle que param atividades produtivas degradadoras do meio ambiente), sobreposição com terras indígenas e/ou de comunidades tradicionais e unidades de conservação, e uso de mão de obra análoga à escrava.

Saiba mais: https://minervafoods.com/dedicacao-ao-planeta-2/#cadeia-de-fornecedores

Não. Os produtos Zero Carbon Impact Offset seguem os mesmos critérios de segurança alimentar e qualidade de outras linhas de produtos da Minerva Foods, produzidos com as certificações mais rigorosas do mercado.

O produto Zero Carbon Impact Offset tem sua origem nos países sul-americanos onde a Minerva Foods possui produção: Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Os créditos de carbono são provenientes de projetos de conservação florestal ou plantio de árvores, que passam por certificação de terceira parte seguindo metodologias científicas com altos padrões de exigência.