A carne de cordeiro é muito macia e de sabor sutil e adocicado, por isso, você deve temperá-la com cuidado para não mascarar as suas características. Esta receita utiliza uma marinada e finaliza a carne na grelha, mas se você desejar, pode fazer a carne no forno ou na frigideira.
Também recomendamos um acompanhamento que valorize a carne, como uma deliciosa polenta cremosa que pode ser preparada enquanto a carne assa.
LISTA DE INGREDIENTES
-
2 pedaços de alcatra de cordeiro
-
1 colher de chá de alecrim fresco picado
-
1 colher de chá de manjericão fresco picado
-
1 dente de alho picado finamente
-
250ml de azeite de oliva extra-virgem
-
Sal a gosto
-
Grãos de pimenta-do-reino preta amassados a gosto
Caso você não tenha grãos de pimenta, pode utilizá-la moída, porém, lembre-se de não exagerar no seu uso.
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, junte o alecrim, o manjericão, o alho, o azeite e a pimenta. Reserve por algumas horas para que o azeite absorva todos os sabores.
Após, coloque o cordeiro na tigela, tempere com bastante sal, pois o azeite dificulta a penetração do sal na carne, e deixe marinar na geladeira por cerca de 1 hora.
Leve a carne à grelha com a gordura virada para baixo, a fim de derretê-la em calor suave, pois não queremos queimar a carne. Assim, você pode colocar a grelha em uma parte mais alta da churrasqueira, ajustando de acordo com o calor da brasa.
Para um assado ao ponto, a carne deverá ficar na grelha por cerca de 25 minutos e você deve virá-la para dourar por todos os lados. Quando a alcatra de cordeiro estiver toda bem dourada, retire da churrasqueira e deixe descansar por pelo menos 3 minutos antes de servir – dessa forma, os sucos irão se assentar na carne e ela ficará suculenta de forma homogênea.
Fatie cada pedaço da alcatra de cordeiro em três partes e bom apetite!
Caso queira fazer na frigideira, comece com a gordura virada para baixo e vá virando a carne para dourá-la por todos os lados. Se desejar fazer no forno, pré-aqueça em 200ºC e asse por cerca de 30 minutos.