Clássico corte argentino, o bife de chorizo vem ganhando fãs pela sua suculência e maciez, sendo melhor apreciado grelhado ou assado em grossas fatias.
Para grelhar, o bife de chorizo perfeito tem entre 2 a 3 dedos de espessura e é servido mal-passado, no máximo ao ponto. É importante que você não deixe de passar o ponto nesse corte para ele não perder os seus principais atrativos, a maciez e a suculência.
Para temperar, basta usar sal grosso triturado. Caso você não tenha comprado sal grosso triturado pronto, basta bater no liquidificador por 1 minuto. Isso pode parecer bobagem, mas é importante para não salgar demais a carne e nem deixá-la seca.
Comece polvilhando os bifes de chorizo com o sal grosso triturado e deixe descansar em frente à churrasqueira por 5 minutos.
Passado esse tempo, coloque a carne na grelha a cerca de 15 cm da brasa bem quente, mas sem labaredas para não queimá-la. Esse é outro ponto fundamental para um bife de chorizo perfeito: a brasa deve estar bem quente, mas sem chamas.
Para ter certeza que ela está na temperatura ideal, coloque a palma da sua mão na churrasqueira na altura da grelha e conte de 1 a 5. Você não deve suportar mais que 4 ou 5 segundos.
Para servir mal-passado, o bife de chorizo ficará cerca de 15 minutos na grelha. Quando seus sucos começarem a aparecer na superfície da carne, o que deve levar entre 7 e 8 minutos, vire usando um pegador ou outro utensílio que não fure a carne.
Você pode usar um garfo e furar o bife de chorizo para virá-lo, mas isso não é o mais recomendado, pois ele perderá um pouco da sua suculência.
Após virar, deixe na brasa pelo mesmo tempo que assou o primeiro lado. Então retire da grelha, deixe descansar por alguns minutos para que os sucos se assentem no interior da carne e sirva!