A carne de cordeiro pode não ser a mais comum em nossas mesas, mas é muito saborosa e macia. Por não ser tão tradicional, o tempero para a carne de cordeiro pode ser um mistério.
Por isso, neste post vamos explicar como temperá-la. O ponto mais importante é você saber que a carne de cordeiro tem um sabor forte e marcante, portanto temperos suaves não combinam com ela, pois seus sabores e aromas acabam sumindo.
Logo, temperos marcantes são a melhor opção para a carne de cordeiro. Hortelã, alecrim, louro e pimenta, por exemplo, são boas escolhas.
Uma marinada com diversos temperos também é uma ótima alternativa para dar mais sabor à carne de cordeiro, assim como molhos com vinho branco ou vinho tinto.
Você pode usar as nossas dicas para criar as suas misturas de sabores e aromas, mas vamos facilitar e te dar uma receita de marinada para carne de cordeiro.
Essa marinada pode ser usada para temperar até 10 kg de carne, então você pode ajustar as quantidades de acordo com a quantidade de cordeiro que você tem:
-
10 colheres de sopa de sal
-
7 folhas de louro
-
1 litro de vinho branco seco de boa qualidade
-
2 cabeças de alho de tamanho médio
-
1 colher de sopa de pimenta do reino
-
2 copos de água (ou 400 ml)
-
1 noz moscada ralada
-
1 colher rasa de sopa de alecrim fresco ou desidratado
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Posicione a carne em um recipiente, cubra com a mistura e deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas. Depois, basta preparar a carne como você preferir – no forno ou churrasqueira.
E se desejar, você pode usar a marinada como base para um molho. Simplesmente pegue a mistura e cozinhe em uma panela até reduzir.