O pernil de cordeiro é um corte traseiro com pequenos ossos. Uma carne nobre, tem cor e sabor suave e é muito macia quando tem boa procedência e é bem preparado.
Para essa nossa receita, iremos primeiro mariná-lo para ele absorver os sabores dos temperos e depois assá-lo na churrasqueira por pelo menos 2 horas.
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pernil de cordeiro
- 2 ramos de alecrim fresco
- 1 colher de sopa de tomilho fresco
- 1 colher de sopa de sálvia fresca
- 2 folhas de louro
- 8 dentes-de-alho cortados ao meio
- 150 ml de vinho branco seco de boa qualidade
- 300 ml de suco de laranja natural
- 30 ml de azeite de oliva extravirgem
- 4 colheres de sopa de mel
- Pimenta do reino em grão a gosto
- 1 pitada de canela em pó
- Sal a gosto
Para começar, dilua o mel com um pouco do suco de laranja. Depois, usando um processador ou um pilão, macere o sal com o tomilho, a sálvia, o louro, a pimenta e a canela.
Limpe o pernil, se necessário, para retirar o excesso de gordura e faça pequenas incisões com uma faca fina a fim de colocar pedaços de alho e alecrim em cada orifício. Tempere o cordeiro com o sal macerado com as especiarias.
Em uma assadeira, coloque o pernil com o vinho branco e o suco de laranja, deixando marinar na geladeira por pelo menos 4h, sendo que você deve virá-lo na metade do tempo.
Passado este tempo, vamos à churrasqueira. Acenda o fogo e deixe o fogo tornar-se apenas brasa. Regue o pernil com o azeite e leve-o à parte mais alta da churrasqueira para que ele asse devagar – vire a carne a cada meia-hora.
Quando o pernil estiver quase pronto, pincele com o mel e volte à churrasqueira na parte mais baixa para criar uma deliciosa crosta crocante. Repita o processo até que toda a superfície do cordeiro esteja caramelizada com um belo tom dourado.
Lembre-se que o pernil deve assar por pelo menos 2 horas na churrasqueira e marinar por pelo menos 4 horas, portanto, comece cedo!
Depois basta fatiar e servir com o seu acompanhamento preferido. Bom apetite!