A costela bovina é um corte de carne muito saboroso pela presença do osso e da gordura. Famosa nos churrascos do sul do Brasil, a costela também é perfeita para cozimentos mais lentos, pois a carne irá ficar muito macia, mas sem desmanchar-se completamente.
Para dar mais sabor ainda à carne, vamos selar a costela antes de cozinhá-la. E para acompanhar, nada melhor que um purê de mandioquinha bem cremoso que combina muito bem com a carne.
LISTA DE INGREDIENTES
- 1,5 kg de Costela Bovina Estância 92 em pedaços
- Sal a gosto
- ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo
- Azeite a gosto
- 1 cebola picada
- 1 cenoura em cubos grandes
- 1 talo de salsão em cubos grandes
- 3 dentes de alho inteiros
- 1 folha de louro
- Pimenta-do-reino a gosto
- 500ml de água
- Salsinha picada a gosto
MODO DE PREPARO
Para começar, tempere a costela bovina Estância 92 com o sal e o açúcar mascavo e deixe descansar por cerca de 2h.
Em seguida, aqueça uma panela grande com um fio de azeite e doure todos os lados da costela – estamos selando a carne para deixá-la mais suculenta, macia e saborosa. Retire a carne da panela e reserve.
Na mesma panela em que douramos a carne, adicione mais um fio de azeite para refogar a cebola, a cenoura, o salsão e o alho. Agora retorne a carne para a panela, adicione a folha de louro e a pimenta-do-reino preta moída a gosto.
Cubra com água e cozinhe por cerca de 1h30min ou até a costela ficar bem macia. Retire a costela da panela, coe o caldo e ferva até reduzir e ficar mais espesso.
Aí basta servir a carne com o molho acompanhada do purê de mandioquinha. Bom apetite!