Um clássico dos buffets de casamento, a maminha ao molho madeira está sempre presente nos cardápios de restaurantes por ser um prato democrático, que agrada à maioria dos paladares. E engana-se quem pensa que é difícil fazê-la na cozinha de casa.
A maminha é uma carne magra e muito macia, suculenta e de sabor suave que combina com a acidez do molho madeira. Para essa receita escolhemos uma maminha da linha Ana Paula Black Angus. De qualquer forma, esta não é a única carne que pode ser usada para a receita.
O molho madeira é perfeito para todos os tipos de carnes, inclusive as de porco ou outros cortes não tão nobres. E para tornar o prato ainda mais acessível, também é possível substituir o vinho Madeira por outro vinho tinto seco de sua preferência.
INGREDIENTES
- 1 peça de maminha Ana Paula Black Angus (1,2kg aproximadamente)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta moída a gosto
- 3 colheres (sopa) de ervas finas frescas
- 3 colheres (sopa) de azeite Alma Lusa
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de caldo de carne
- 1 xícara (chá) de vinho Madeira
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- Cebolinha a gosto para finalizar
MODO DE PREPARO
Em uma forma média antiaderente, coloque a peça de maminha e tempere-a com sal e pimenta a gosto. Adicione as ervas finas, passando por toda a carne.
Preaqueça o forno a 200ºC por 10 minutos. Tampe a forma com papel alumínio e asse a maminha por 1 hora e 30 minutos na mesma temperatura.
Enquanto a carne assa, aqueça uma panela média com o azeite, em fogo médio.
Refogue a cebola e o alho e mexa até dourar levemente. Adicione 1 xícara de água, o caldo de carne e cozinhe por 3 minutos. Coloque a farinha e o vinho e mexa bem, até atingir uma textura espessa. Reserve.
Retire a carne do forno e corte-a em fatias finas. Regue com o molho e finalize com a cebolinha a gosto. Sirva com um purê de batatas ou arroz branco.