Grau de dificuldade
Fácil
A costela bovina é um dos melhores cortes para churrasco, mas sua versatilidade permite diferentes tipos de preparo.
Localizada nas laterais do boi – parte do animal que contém uma grande quantidade de gordura – ela é uma carne muito saborosa e suculenta, sendo ideal para ser assada no forno.
Para acompanhar a costela, trouxemos uma receita de chutney, um molho agridoce de origem indiana, com alguns ingredientes especiais, que combinam perfeitamente com a costela bovina.
INGREDIENTES
- 1 peça de costela Estância 92 (aprox. 4 kg)
- Sal de parrilla e pimenta-do-reino preta a gosto para temperar
- 4 ramos de tomilho
- 2 folhas de louro
- 100ml de óleo de girassol
Para o chutney:
- 800g de cebolas roxas cortadas em tiras grossas
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 100ml de mel
- 100g de açúcar mascavo
- 80ml de vinagre de maçã
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- ½ colher (sopa) de sementes de mostarda
- 1 pedaço pequeno de canela em pau
- 1 anis estrelado
- 1 cravo da índia
- Sal e pimenta-do-reino preta a gosto
MODO DE PREPARO
Aqueça o forno a 240°C enquanto prepara a carne para assar.
Em uma assadeira grande disponha a peça de costela e faça alguns riscos com uma faca afiada em formato de losango na parte superior da carne para o tempero penetrar. Tempere com sal de parrilla e a pimenta-do-reino preta, de ambos os lados. Mantenha a parte dos ossos e as membranas viradas para baixo.
Disponha os ramos de tomilho e as folhas de louro por cima da carne e regue com óleo de girassol por toda sua extensão.
Cubra com duas camadas de papel alumínio, bem justo na assadeira, e leve ao forno para assar por no mínimo 5 horas. Enquanto assa, prepare o chutney.
Aqueça o óleo em uma panela em fogo baixo. Acrescente a cebola e refogue-a. Adicione o vinagre, o açúcar, o gengibre, o mel, as sementes de mostarda, a canela, o anis e o cravo, e misture tudo.
Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos ou até que o caldo reduza, cuidando para mexer sempre para evitar que queime. Prove o sal e acerte se necessário.
Passado as 5 horas, fure o papel alumínio com uma faca ou palito de churrasco para certificar se a carne já está macia. Retire o papel alumínio e transfira para uma tábua ou prato e sirva com o chutney. Bom apetite!