Muitas vezes, inclusive as nossas, indicam que você utilize caldo de carne. Em geral, é comum que as pessoas utilizem caldo de carne pronto ou mesmo tabletes de caldo de carne, mas essas não são as opções mais saudáveis.
O melhor caldo de carne possível, com mais sabor, e mais saudável, é o caseiro. Além disso, ele é fácil de fazer e pode ser uma ótima destinação para vegetais que passaram do ponto ou pedaços de carne que você descartaria.
Você pode utilizar qualquer pedaço de carne, pois o importante é dar sabor ao caldo. Por isso, escolha pedaços mais em conta como o músculo ou o acém – nunca use filé mignon ou cortes similares para um caldo de carne!
Os ingredientes para o nosso caldo de carne são basicamente o que você tiver em casa e aproveite para usar aqueles vegetais que já passaram do ponto e você pretendia jogar fora. Por exemplo, você pode usar a seguinte lista como referência:
- 500 gramas de carne
- 1 cenoura picada
- 1 xícara de alho poró picado
- 1 cebola picada
- 3 folhas de louro
- Cheiro a verde a gosto
- Água filtrada
Veja que nós não iremos utilizar sal nem pimenta, pois esses condimentos geralmente são adicionados à receita posteriormente. Dessa maneira, se você colocar no caldo de carne também, ele irá ficar muito forte e salgado.
Outro detalhe é em relação à água: é preciso usar água de boa qualidade, pois você irá consumir esse caldo, incluindo tudo o que está na água. A maioria das bactérias e outros micro-organismos morrem com o calor, mas não custa prevenir, certo?
Para preparar o caldo de carne, em uma panela de pressão com um fio de azeite em fogo alto, doure a carne por todos os lados. Quando ela estiver dourada, coloque a tampa por cima, mas não feche, queremos apenas tampar a panela até que ela termine de cozinhar com o próprio vapor.
O tempo de cozimento irá depender da carne que você utilizou, então vá testando, mas cuidado para não se queimar. Quando a carne estiver cozida, adicione os legumes e os temperos desejados e refogue misturando bem até que todos estejam bem macios.
Acrescente água até cobrir os ingredientes, feche a panela de pressão, e cozinhe até apitar. Quando isso acontecer, mude para fogo baixo e deixe cozinhar pelo menos mais uma hora.
Quando a panela estiver esfriado e o pino tiver baixado (você pode usar água corrente para acelerar esse processo), coe o caldo com uma peneira pressionando a carne e os legumes para retirar o máximo possível de líquido.
Deixe esse caldo descansar e se desejar, retire a camada de gordura que se forma com uma colher – isso não é necessário, mas é mais saudável. Conserve na geladeira e utilize para fazer receitas deliciosas!
Ps.: não ouse jogar fora os ingredientes do caldo de carne! Utilize a carne e os legumes para fazer uma gostosa sopa.