Assim como o caldo de carne que ensinamos a fazer neste post, o caldo de vegetais caseiro é muito mais saboroso e saudável do que os industrializados. Além disso, é muito, muito fácil de fazer.
Esse caldo de vegetais caseiro pode ser guardado na geladeira por até 3 dias ou ser congelado por até 3 meses. Caso você congele, recomendamos que divida em várias porções pequenas para facilitar na hora de utilizá-lo, podendo utilizar até mesmo uma forma de gelo.
O caldo de legumes que iremos ensinar é um caldo clássico, bem tradicional. Porém, você pode incrementar de acordo com o seu paladar utilizando outros vegetais que não listamos ou mesmo outros temperos – pimenta, alecrim, e outros.
Mas fica a dica: não escolha temperos com folhas frágeis, pois elas perdem o sabor e aroma ao serem fervidas na água. Agora vamos à lista de ingredientes:
- 1 cenoura
- 2 cebolas
- 3 talos de aipo, também conhecido como salsão
- 2 talos de salsinha
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
- 3 litros de água
Lave bem todos os ingredientes. Lembre-se de usar água corrente para isso.
Depois, corte a cenoura, a cebola e os talos de aipo em pedaços grandes e grosseiros e leve à uma panela com a água, os talos de salsinha, a folha de louro e o ramo de tomilho.
Se desejar, você pode colocar sal e pimenta do reino a gosto, mas não é obrigatório.
Leve ao fogo alto até ferver. Quando isso acontecer, coloque o fogo no mínimo, tampe e cozinhe por pelo menos uma hora.
Desligue o fogo e deixe esfriar. Agora basta coar e utilizar imediatamente na sua próxima receita ou guardar!
Após fazer esse caldo de vegetais clássico, você pode experimentar com diferentes vegetais, temperos e especiarias, como o alho, tomate, brócolis, alecrim, pimentas, anis estrelado, e cravo, por exemplo. Você também pode testar refogar os vegetais na panela antes de adicionar a água para encontrar o sabor que mais lhe agrada, o importante é continuar experimentando!