Filé ou bife à parmegiana já é um clássico na mesa brasileira. Mas apesar de simples, essa receita tem alguns truques que precisam ser aprendidos para servir um parmegiana perfeito.
A começar, pela carne escolhida que não pode ser grossa, sendo alcatra, filé mignon, coxão mole, fraldinha ou patinho as opções ideais. Em nossa receita, utilizaremos o filé mignon sem cordão da linha Dia a Dia.
Independentemente de qual carne você escolher, há um passo importante para garantir que a carne fique no ponto ideal: enrole os bifes em filme plástico, aquele que usamos na cozinha, e bata até deixá-los finos, o que irá ajudar a amaciá-los também, para garantir que ele irá assar ou fritar de forma uniforme.
Bem, vamos aos ingredientes do nosso filé à parmegiana:
- 300 gramas de filé mignon
- Farinha de Trigo Comum (cerca de 150 gramas)
- Farinha de Rosca (cerca de 150 gramas)
- 3 Ovos tipo Extra
- 150 gramas de Queijo Muçarela
- Uma lata e meia de Tomate Pelati
- Uma cebola
- 4 Dentes de Alho
- 2 Folhas de Louro fresco
- Azeite
- Óleo de Girassol
- Sal a Gosto
- Pimenta do Reino Preta a gosto
Tempere os bifes com sal e pimenta e deixe na geladeira por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, iremos preparar o molho.
Para o molho do filé à parmegiana, siga esses passos:
- Pique o alho e a cebola.
- Amasse uma lata e meia de tomate pelati.
- Aqueça uma panela, adicione o azeite, e refogue o alho e a cebola.
- Depois, adicione o tomate pelati amassado e as duas folhas de louro, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos.
- Ajuste o sal e a pimenta, sempre seguindo as dicas que demos no outro post.
Para empanar o bife, você irá precisar de três pratos ou refratários, colocando a farinha de trigo em um deles, os três ovos batidos levemente até formar uma espuminha em outro, e a farinha de rosca no restante.
Tente deixar os pratos com esses ingredientes na ordem que acabamos de descrever, pois o segundo passo para empanar é colocar o bife na farinha de trigo cobrindo todo a superfície, depois mergulhar no ovo, e por fim na farinha de rosca, pressionando levemente para formar a casquinha, repetindo o processo se desejar extra-crocância.
E é aqui que temos várias dicas e opções!
Em relação aos ingredientes para empanar (a farinha de trigo, os ovos, e a farinha de rosca), você pode:
- Substituir os ovos por maionese;
- Substituir a farinha de rosca por farinha de pão italiano;
- Fritar bacon, moê-lo, e misturar com a farinha de rosca;
- Misturar ervas ou queijo parmesão com a farinha de rosca;
- Substituir a farinha de rosca por cereais matinais sem açúcar triturados.
Uma dica para empanar os bifes sem embolotar os seus dedos com as farinhas, é passar o bife na farinha de trigo, colocá-lo na tigela de ovos e virá-lo com um garfo sem colocar a mão no líquido, usando o mesmo garfo para colocá-lo na tigela com a farinha de rosca e aí sim voltar a usar as mãos.
Você também pode usar uma tesoura para dar um pic pequeno nas duas pontas do bife, pois isso evita que ele envergue dentro da panela e encharque de óleo.
Se você não for fritar cada bife imediatamente após empaná-lo, reserve-os sem empilhar; se for fazer tudo de uma vez, não demore muito para não umedecer a farinha e perder crocância.
Para o preparo no fogão, uma alternativa é assar o bife empanado, o que não o deixa tão crocante, mas é mais saudável. Se for fritá-lo, siga essas orientações:
- O óleo deve estar quente a no máximo 180ºC para não queimar, isto é, não pode estar soltando fumaça. Para saber se está quente o suficiente, coloque um palito de fósforo no óleo e quando ele acender, é a hora de fritar;
- Faça a fritura em fogo baixo ou médio para não queimar;
- A fritura deve ser feita por imersão, mergulhando todo o bife de forma uniforme;
- Frite um lado até dourar e vire;
- Recomendamos tirar o bife da panela com um garfo para escorrer o máximo de óleo possível;
- Para dar um gosto especial, você pode colocar um pedaço de cebola no óleo;
- Após fritar, escorra cada bife em papel toalha.
Para a finalização, coloque um pouco do molho em refratário. Depois, posicione os bifes, adicione uma fina camada de molho sobre eles, cubra-os com queijo e despeje o restante do molho levando ao forno para gratinar até que o queijo esteja dourado.
Voilá, o filé à parmegiana perfeito!
ps.: nossa receita serve DUAS pessoas, então ajuste os ingredientes de acordo!